quarta-feira, 22 de junho de 2022

[Língua Portuguesa] Por-do-sol, pôr-do-sol, por do sol ou pôr do sol?

Entre hifens e acentos, descubra como ficou essa e outras locuções depois do não tão novo Acordo Ortográfico

Taís Ilhéu

As mudanças do Novo Acordo Ortográfico ainda pegam muita gente desprevenida — por mais que ele não seja mais tão novo assim. Se palavras que têm acentos ou hifens já nos deixam em dúvida, imagine só as que têm as duas coisas! É o caso da locução pôr do sol. Assim mesmo, com acento e sem hifens. Antes do acordo, a palavra contava com um hífen entre cada palavra.  

Mas você sabe por que o “pôr” é acentuado e qual regra eliminou o hífen? Se não, a gente te explica!

O acento circunflexo

Mesmo após a reforma ortográfica, o acento circunflexo do pôr do sol continuou lá. A regra que determina esse acento não faz referência à locução em si, mas ao verbo “pôr”. A função do acento circunflexo, nesse caso, é diferenciar a palavra de um outro “por”, a preposição.

Embora ambas sejam pronunciadas da mesma forma, na hora de escrever colocamos o acento quando queremos nos referir ao verbo “pôr”, sinônimo de colocar.

Observe:

Pare de pôr doces na mesa antes do almoço! (verbo)

A carta foi escrita por Getúlio Vargas. (preposição)

Hifens em locuções

O uso do hífen sofreu diversas alterações com o Novo Acordo Ortográfico. O caso do pôr do sol se enquadra na queda do hífen em locuções, sejam elas substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais. Outros exemplos de locuções que perderam o hífen são fim de semana, dia a dia e café com leite.

É claro que há algumas exceções, e locuções consagradas pelo ou com significado próprio mantiveram seus hifens. Água-de-colônia e pé-de-meia são alguns exemplos.

Título e Texto: Taís Ilhéu, Guia do Estudante

Colunas anteriores: 
O que é uma écloga? 
Embaixo ou em baixo 
On-line ou online 
Falta de etiqueta ou de conhecimento? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-