quarta-feira, 27 de abril de 2022

[Língua Portuguesa] Falta de etiqueta ou de conhecimento?

Marcos José de Paula

A origem do uso de textos em caixa alta remonta da utilização das primeiras máquinas de escrever e da necessidade de se enfatizar algo que estava sendo digitado. Para isso, utilizava-se o recurso de digitar todo o trecho com letras maiúsculas. Com o advento da era da informática, o recurso de digitar em caixa alta caiu por terra, pois podemos utilizar o negrito, itálico, sublinhado, ou até mesmo destacar o trecho que queremos enfatizar com “marcadores de textos digitais” ou alterando a cor do mesmo e depois de salvo temos o texto final.

Porém, o que vem acontecendo ultimamente, e inclusive por pessoas ligadas meios de comunicação, é o uso de textos em caixa alta (todo em maiúsculas), textos com fonte acima do tamanho 18, alguns utilizam até mesmo o tamanho 36, e textos com cores gritantes. Esse tipo de texto acaba por passar a impressão de que quem escreveu está gritando com quem está lendo e acaba por criar um mal-estar entre as partes.

Esse tipo de digitação já levou inclusive um juiz em Porto Alegre a ordenar que um advogado reapresentasse a petição em termos adequados e respeitando os serventuários e o próprio juiz, que considerou o texto em caixa alta uma verdadeira falta de educação e respeito com os demais envolvidos no processo. Outro dia, tive a oportunidade de ver um e-mail de um candidato pedindo voto, todo em caixa alta, com trechos digitados com cores fortes e outros ainda com um marcador de texto digital.

Para quem não sabe ou não conhece, fica aqui a dica de que escrever um texto em caixa alto no meio eletrônico é considerada uma falta de educação grave; é o mesmo que gritar com alguém. Portanto, se não quer que alguém grite com você, sugiro moderar no uso de textos em caixa alto ou com fontes demasiadamente grandes. O ideal é utilizar uma fonte tamanho 14, no máximo, e negritar ou sublinhar o que for importante e mereça destaque.

Título e Texto: Marcos José de Paula, Empresário e webmaster (formado pela UFMG), Correio online 

Colunas anteriores: 
[Língua Portuguesa] Do ou de o? 
Os media, os média ou os mídia? 
[Língua Portuguesa] Crase 
Por que, por quê, porque, porquê 
Embaixadora ou embaixatriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-