quarta-feira, 20 de julho de 2022

‘Consórcio de imprensa’: ABI entra com ação no STF contra emenda de benefícios

Embora reconheça a grave crise econômica do país, entidade alega que a medida tem caráter eleitoreiro

A exemplo do Partido Novo, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) também protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) ação questionando a Emenda Constitucional 123/2022, decorrente da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 15/2022, que reconhece o estado de emergência causado pela elevação extraordinária dos preços de combustíveis e permite a distribuição, até 31 de dezembro de 2022, de mais de R$ 41 bilhões em benefícios sociais.


Para a ABI, a emenda tem o propósito de interferir ilegitimamente no processo eleitoral, em favor do presidente Jair Bolsonaro, e não de enfrentar a crise gerada pela alta dos preços dos combustíveis, como alega o governo. A associação que representa parte do jornalismo brasileiro, mais enfaticamente os principais veículos de comunicação do país, que formam o autodenominado “consórcio”, argumenta que, ao prever a distribuição de recursos pelo governo federal, a menos de três meses das eleições, a emenda viola os princípios democrático, republicano e da moralidade da administração pública.

Na ação, a ABI invoca até mesmo o princípio da anualidade eleitoral, que prevê que normas relativas às eleições devem ser feitas um ano antes do pleito. Apesar de considerar que a emenda apresenta “inconstitucionalidade flagrante”, a ABI não pediu a declaração de inconstitucionalidade, em razão “do atual estado de crescimento da miséria e da insegurança alimentar”. A entidade afirma que apenas busca apenas minimizar os “efeitos eleitorais condenáveis da EC 123”.

A ABI pede, ainda, que a exploração eleitoral desses benefícios seja considerada abuso de poder político, passível de punição com base na legislação eleitoral. A ação foi distribuída, por prevenção, ao ministro André Mendonça, que já relata a ação ajuizada pelo Novo sobre o mesmo tema.

Título e Texto: Redação, Revista Oeste, 20-7-2022, 14h23

Relacionados: 
Lula diz que Bolsonaro prejudicou governadores ao reduzir preço da gasolina 
Dossiê: A REUNIÃO - Bolsonaro, EMBAIXADORES e Militares. O Que está ACONTECENDO? 
YouTube tira do ar live de Bolsonaro sobre urnas eletrônicas e avalia derrubar discurso a embaixadores 
Petrobras reduz preço da gasolina em R$ 0,20 por litro nas refinarias 
Rosários pelas eleições 2022 
Os verdadeiros promotores de discurso de ódio 
Bolsonaro discute soluções sobre importação de grãos com Zelensky  

Puta que pariu! O que a “imprensa” tem a ver com economia do Brasil? Nada, são uns canalhas a serviço de uma ideologia apodrecida que tanto MAL já causou à humanidade e que só comporta e espalha rancor e ódio.

2 comentários:

  1. Até que enfim a "ABI" ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMBECIS DEU AS CARAS.
    Aparecido Raimundo de Souza
    Lagoa, Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  2. Ainda existe a rua Araújo Porto Alegre? Eu ia muito com minha mãe no MEC. (MINISTÉRIO DA ESCULHAMBAÇÃO CANCEROSA). Eu tinha uma tia que trabalhava no antigo IPASE.
    Carina Bratt
    Ca
    da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-