sexta-feira, 8 de julho de 2022

Inflação de junho fecha em menos de 1%, informa IBGE

Para mensurar a variação, o órgão monitora 9 setores

Artur Piva

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou com 0,67% de inflação no mês de junho. É o segundo mês seguido que o indicador calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fecha abaixo de 1%.

Foto: Steve Buissine/Pixabay

De acordo com os dados do IPCA, o vilão da inflação do mês passado foi o setor de vestuário. Os preços do segmento cresceram 1,67%, conforme o registro do IBGE. O custo da educação da comunicação teve a menor variação: 0,09%.

Por três meses, entre fevereiro e abril, o indicador fechou acima de 1%. Em março, ocorreu o pico de 2022 até o momento: 1,62%. No mês passado, houve o menor registro do ano: 0,47%.

Para mensurar o índice, são analisadas as variações de preços em nove setores. Assim, a lista é composta por: alimentação e bebidas, habitação, artigos de residência, vestuário, transportes, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação, além de comunicação. No cálculo de junho, o órgão fez a comparação entre os períodos de 28 maio a 29 de junho e 30 de abril a 27 de maio de 2022.

Ao longo dos seis meses deste ano, o IPCA acumulou 5,49% de Inflação. Na soma dos últimos 12 meses, o índice medido pelo IBGE fechou em 11,89%.

Título e Texto: Artur Piva, Revista Oeste, 8-7-2022, 10h56

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-