quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Pichadores emporcalham o tricentenário Arco do Teles, no Centro da cidade

Não é de hoje que a área sofre com a ausência de fiscalização e zelo por parte do Poder Público

Pichações feitas no Arco do Teles, local histórico da cidade do Rio de Janeiro, foram registradas pela equipe do DIÁRIO DO RIO nesta terça-feira, 11/10. As pichações foram feitas sobre as pedras de cantaria, que estão dentre as mais antigas da cidade.

Não é de hoje que a área sofre com a ausência de fiscalização e zelo por parte do Poder Público. O Arco é a entrada de uma via chamada Travessa do Comércio, que liga o largo do Paço Imperial à rua do Ouvidor. Além das pichações, o arco – tombado nos anos 30 pelo IPHAN – carece também de pintura e limpeza. Suas paredes não são pintadas há anos.

Em maio deste ano, o DIÁRIO DO RIO publicou que uma leve chuva deixou o local alagado. Porém, a Prefeitura e a Concessionária Águas do Rio fizeram grandes obras no local, que, segundo ambos, eliminou definitivamente os alagamentos no local, causados por galerias entupidas. Outro problema frequente na região é a invasão de imóveis, também com registros feitos no DIÁRIO.

A sede do DIÁRIO DO RIO fica no Arco do Teles.

Obra do engenheiro João Fernandes Pinto Alpoim, o Arco foi construído em meados do século XVIII para ligar a antiga Praça do Carmo, hoje Praça XV, à Rua da Cruz, atual Rua do Ouvidor.

A Prefeitura informou que a Comlurb dispõe de um produto especial para a remoção da pichação, dando a entender que solucionará o problema.

Título, Imagens e Texto: Redação, Diário do Rio, 12-10-2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-