domingo, 23 de abril de 2023

Imagens de um país sem lei

Uma espécie de Comitê Central que tem poderes absolutos extinguiu as leis em vigor e governa o país em favor de uma facção política

J.R. Guzzo

Não existe mais um sistema de justiça no Brasil. Em seu lugar há uma espécie de Comitê Central que tem poderes absolutos, extinguiu as leis em vigor e governa o país em favor de uma facção política — a do presidente Lula e do consórcio de interesses que opera à sua volta.

A comprovação mais recente disso é o assombroso episódio das imagens, publicadas num furo da CNN, que mostram o general Gonçalves Dias, chefe supremo da “segurança institucional” de Lula, em atitude de convívio pacífico com os invasores do Palácio do Planalto em 8 de janeiro. Seus subordinados fazem a cortesia de oferecer garrafas de água a eles; eram, de qualquer forma, em número inexplicavelmente reduzido para proteger seja lá o que fosse, embora o general e o governo já soubessem desde a véspera que o ataque iria acontecer.

Suspeitou-se desde o começo que havia colaboração do Sistema Lula nos “atentados terroristas” — uma farsa para ele se fazer de vítima e para o STF radicalizar ainda mais a sua caçada ilegal à “extrema direita”. A verdade começou enfim a aparecer — e fica explicado por que Lula e o PT vinham lutando tão histericamente contra a CPMI que quer apurar os fatos, e que agora tornou-se inevitável.

O STF, diante desse desastre, age mais uma vez em benefício do governo. O ministro Alexandre de Moraes acaba de decidir que o ex-secretário de Segurança de Brasília, que estava nos Estados Unidos no dia dos ataques, tem de continuar na cadeia, onde está há mais de três meses. O general, que estava dentro do palácio, está solto — demitido, mas solto.

Ele não deveria estar “depondo na PF”, com tratamento de Xá da Pérsia. Tinha de estar preso enquanto estiverem presos o secretário e mais 200 acusados, ou com tornozeleira eletrônica, e sem o passaporte.

Por conta do 8 de janeiro cerca de 1.500 pessoas foram presas, mais de 1.000 indiciadas, centenas submetidas à tortura da tornozeleira, após meses de prisão ilegal. Muitos nem sequer estavam no local do crime, mas apenas na frente dos quartéis; foram enganados por oficiais do Exército, enfiados em ônibus e entregues à polícia. O STF faz, agora, julgamentos por “lotes” de 100 ou 200 pessoas — aberração que não existe em nenhuma lei deste país.

Pior, talvez, do que tudo: mais de 1.000 pessoas estão indiciadas por incitação ao crime — e unicamente por isso, segundo o próprio STF. A pena máxima que o artigo 286 do Código Penal fixa para esse delito são seis meses de detenção. Todos já cumpriram mais da metade disso, antes de serem julgados e muito menos condenados — e são réus primários, com direito à liberdade após cumprirem um sexto da pena. Justiça?

Título e Texto: J.R. Guzzo, O Estado de S. Paulo, via Revista Oeste, 23-4-2023, 18h
Marcações: JP


Relacionados: 
Adrilles: ‘A verdade encurralada pela Justiça e pelo jornalismo’ 
Três controvérsias da visita de Lula a Portugal 
Lula viaja a Portugal em busca de acordos e sob críticas por declarações sobre guerra na Ucrânia 
Brasileiro em Lisboa convocando para a Manifestação 
Em Lisboa, Lula não entende pergunta em português 
Ucranianos protestam na embaixada do Brasil em Portugal 
Janja aproveita viagem à Europa 
Tarcísio: ‘Lula não tem plano para o Brasil’ 
Bolsonaro no parque 
A esquerda queria o 8 de janeiro para instaurar uma ditadura 
Governo Lula mostra que tem crimes a esconder sobre o 8 de janeiro 
Imagens estranhas da invasão: Brasil repete EUA, só que mais rápido 

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-