quinta-feira, 27 de abril de 2023

"Deputados podem mudar voto sobre Lei da Censura", diz Marcel Van Hattem

Um dos principais opositores da Lei da Censura no Congresso Nacional conversou comigo, explicando como está a situação do projeto no Parlamento

Leandro Ruschel

Ontem tive o privilégio de conversar com um dos opositores da Lei da Censura no Congresso Nacional, o cientista político, jornalista e Deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Marcel Van Hattem.

Numa conversa que durou cerca de 40 minutos, pude tirar algumas dúvidas sobre o projeto na Câmara que busca CENSURAR os cidadãos e colocar em risco um de nossos direitos mais básicos dentro de uma democracia: a liberdade de expressão.

Perguntado qual a sua percepção sobre o projeto que busca censurar o livre discurso no Brasil, o Deputado respondeu:

“[…] é o momento mais delicado que estamos vivendo desde a Constituição de 88 […] em relação à liberdade de expressão […] não só no legislativo […] mas também no judiciário, com estas perseguições politicas que estamos vendo dia após dia e que não parecem ter fim.”

Sobre o aparente esforço de Arthur Lira para aprovar o chamado “PL das Fake News”, o Deputado foi perguntado sobre sua visão em relação à iniciativa governista por parte do presidente da Câmara:

“Não houve só um esforço. O presidente Arthur Lira está patrocinando o projeto. É um projeto que para ele é fundamental. Os motivos que fazem este projeto ser fundamental para ele são vários; alguns conhecidos, outros nunca viremos a saber - mas um deles é a pressão do Supremo Tribunal Federal”.

Levantada a dúvida se há alguma esperança da oposição conseguir barrar a aprovação do projeto conseguindo reverter votos, Van Hattem respondeu:

“[…] a minha expectativa é que alguns destes votos sejam revertidos dentro da bancada do Republicanos - que se vendeu como a única bancada conservadora na última eleição. […] Eu espero que haja uma decisão mais disseminada, eu diria, entre diferentes líderes para puxar as pessoas para voltarem às ruas antes da discussão deste projeto. […] Ou a gente fala agora, ou se passar isso daí, não falaremos nunca mais.”

Perguntado sobre qual sua percepção sobre a CPMI do 08 de janeiro - já que a ocasião, inclusive, foi uma das justificativas usadas pela esquerda para dar pretexto à perseguição intensificada aos seus opositores - respondeu:

“A divulgação (das imagens da invasão) foi muito negativa para o governo. […] Tudo leva a crer que, além disso, houve facilitação por parte do governo; omissão, até mesmo contribuição no sentido de as imagens demonstrarem que policiais chegaram a oferecer água, outros deixaram com que um manifestante passasse com um extintor de incêndio sem ser detido naquele momento. […] A minha percepção é que haverá um equilíbrio na CPMI. Vai ter uma representação muito parecida de oposição e governo, e um centro que vai ser o final da balança.”

Para finalizar a entrevista que durou mais de meia hora, o Deputado finalizou deixando claro:

“Eu espero que este governo termine logo. A gente tá trabalhando para isso. Acho que depende de povo na rua. A gente vai precisar ir para a rua, e com força. E espero que este impeachment saia logo”.

A entrevista completa está disponível em meu canal no YouTube.  Compartilhe: 

Título e Texto: Leandro Ruschel, Substack, 27-4-2023

Relacionados: 
Ditadura a caminho
Brasil consolidando a Ditadura! 
Calando o povo 
A presença da mordaça continua a todo vapor 
Dino insulta parlamentares de Portugal por vaias contra Lula 
Lula enfrenta protesto em Portugal: ‘Lugar de ladrão é na prisão’ 
Lisboa, 25 de abril de 2023: “Fora, Lula!” 
Lula da Silva e a mulher Janja condecorados por Marcelo na visita a Portugal 
Imagens de um país sem lei 
Vídeo mostra discussão de ministros de Lula em 8 de janeiro
Adrilles: ‘A verdade encurralada pela Justiça e pelo jornalismo’

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-