quarta-feira, 19 de abril de 2023

Cidadã francesa pode ser multada em 12.000 euros por insultar Macron no Facebook

Paulo Hasse Paixão

Num caso sem precedentes na Quinta República Francesa, uma cidadã que está a ser identificada pela imprensa com o pseudónimo “Valerie” vai ser julgada por alegadamente ter insultado o Presidente Emmanuel Macron nas redes sociais.

Valerie referiu-se a Macron como “pedaço de imundice” num post do Facebook. Se for considerada culpada, poderá ser castigada com uma pesada multa de 12.000 euros, e embora a pena de prisão não esteja em cima da mesa, Valerie teve direito a captura policial e detenção enquanto esperava pela audiência preliminar. O julgamento está agendado para junho. 

A prisão da mulher teve lugar na sexta-feira passada, na sequência de uma queixa apresentada pela administração regional em resposta ao seu post no Facebook.

O procurador de Saint Omer, Mehdi Benbouzid, confirmou a detenção e forneceu pormenores à imprensa. O post no Facebook em questão foi publicado a 21 de março, um dia antes da entrevista televisiva de Macron com a TF1, onde defendeu os seus contenciosos planos de reforma das pensões que desencadearam protestos massivos em todo o país.

No seu post a mulher escreveu:

“Este pedaço de imundice vai dirigir-se a si às 13 horas… é sempre na televisão que vemos esta imundice”.

A acusada, uma mulher na casa dos 50 anos, foi uma participante ativa nas manifestações dos “Coletes Amarelos” que desafiaram Macron durante o seu primeiro mandato.

Acusada de “insultar o Presidente da República”, Valerie vai ser julgada em Saint Omer no dia 20 de junho. Em declarações ao jornal regional La Voix du Nord, a acusada expressou a sua incredulidade perante as acusações, afirmando:

“Querem fazer de mim um exemplo”.

Valerie confessou ainda o seu choque ao descobrir que os polícias estavam em sua casa para a prender.

“Perguntei-lhes se era uma piada, eu nunca tinha sido presa. Não sou propriamente o inimigo público número um”.

Como o ContraCultura já documentou, Macron não gosta de ser contrariado e tem uma ideia de democracia muito própria, que não sobrevive aos momentos em que se sente ofendido ou é desobedecido.

Título, Imagens e Texto: Paulo Hasse Paixão, ContraCultura, 19-4-2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-