terça-feira, 18 de abril de 2023

Relógio da Glória completa 118 anos, apesar das tormentas patrimoniais do Rio

Com quatro faces, os mecanismos do Relógio da Glória foram instalados pelo relojoeiro alemão Frederich Krussman

Patricia Lima

Instalado durante a gestão do prefeito Pereira Passos, em 15 abril de 1905, o Relógio da Glória completou 118 anos, na última semana.

A peça fazia parte do projeto de organização e revitalização do bairro da Glória, na Zona Sul do cidade, que incluía o saneamento do esgoto e a iluminação pública da capital federal.

Com quatro faces, os mecanismos do Relógio da Glória foram instalados pelo relojoeiro alemão Frederich Krussman. As peças que compõem o relógio são todas provenientes da França.

Já a coluna que sustenta a peça é esculpida em granito, estando sustentada por uma balaustrada de bronze, que havia sido retirada da Praça Tiradentes, no Centro do Rio.

Por seu valor histórico, o Relógio da Glória é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). O equipamento fica na Rua da Glória, na altura no número 290.

Para os interessados, fotos em preto e branco tiradas pelo fotógrafo Augusto Malta podem ser consultadas no Portal Augusto Malta, subordinado à administração do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, através dos códigos: {CP/PP/AM/PC-163] – [CP/PP/AM/PC-161] – [CP/PP/PAM/PC-164].

Título e Texto: Patricia Lima, Diário do Rio, 18-4-2023 

26 de agosto de 2022, foto: Donatas Dobravolskas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-