segunda-feira, 17 de abril de 2023

Revista Oeste, nº 160: Carta ao Leitor

O interesse de Lula e do PT na preservação da pobreza e o desligamento das bombas em trechos da transposição do Rio São Francisco estão entre os destaques desta edição

Em outubro de 2022, o resultado oficial das eleições mostrou que Lula ganhara em 13 das 27 unidades da Federação: todos os Estados do Nordeste, além de Amazonas, Pará, Tocantins e Minas Gerais. Nesta quarta-feira, o site Poder360 informou que o número de beneficiários do Bolsa Família supera o de trabalhadores com carteira assinada em 13 das 27 unidades da Federação: todos os Estados do Nordeste, além de Amazonas, Pará, Amapá e Acre.

“Lula, o PT e a esquerda, obrigatoriamente, têm de segurar o Brasil na miséria, na ignorância e no atraso; ou é desse jeito, ou não existem. É daí que vêm os votos que lhes permitem estar no governo”, afirma José Roberto Guzzo, no artigo de capa desta edição. “Lula perdeu em todos os Estados brasileiros, sem falhar um, onde há mais progresso e menos pobreza; ganhou em todos os Estados, também sem falhar um, onde há mais subdesenvolvimento e mais miseráveis.” Resumindo: sem pobreza a esquerda brasileira morre.

Sobram provas de que Lula não perdeu uma única oportunidade de deixar o número de pobres no Brasil igual ou maior ao que é hoje. Entre elas estão a anulação do novo Marco do Saneamento, a revogação da nova Lei do Ensino Médio, a destruição da Lei de Cabotagem e os ataques, por enquanto verbais, ao agronegócio. “O sucesso do agro significa, acima de qualquer outra coisa, o sucesso do capitalismo no campo brasileiro”, observa Guzzo. “Simetricamente, é a prova do fracasso da ‘reforma agrária’ e outros contos do vigário ideológicos.” 

Conjunto de moradias construídas em área de manguezal, na cidade de Raposa, Maranhão. Imagem de maio de 2016, gestão Dilma Rousseff. Foto: Sandra Moraes/Shutterstock

No momento, o Maranhão é o Estado em que a relação de dependência do Bolsa Família é mais forte — governado durante oito anos por Flávio Dino, atual ministro da Justiça. Para cada trabalhador com carteira assinada há duas famílias recebendo o benefício. Nesta semana, em vez de explicar essas disfunções, Dino preferiu consumir seu tempo atribuindo ao ex-presidente Jair Bolsonaro os crimes que ocorreram em escolas brasileiras.

“Tem influência da ideia de violência extremista a qualquer preço, a qualquer custo”, delirou Dino. “O ethos, o paradigma de organização do mundo que golpistas políticos, agressores de crianças e assassinos de crianças têm é o mesmo. É a mesma matriz de pensamento. É a matriz da violência.” As invencionices do ministro e de outros oportunistas do caos foram desmontadas na reportagem de Edilson Salgueiro e Joice Maffezzolli

Outro destaque é o resultado das apurações feitas por Fernando de Castro. Nosso correspondente no Nordeste percorreu parte da transposição do São Francisco e comprovou que há trechos da obra completamente secos. “Sem as águas da Estação de Bombeamento EBI-3, o cenário na Barragem de Jati é de terra abandonada”, resumiu. “O mato cresce entre o cimento, a pouca água que ainda existe está represada e o concreto seco começou a rachar”. Sem água, a estrutura da barragem e dos canais será irremediavelmente danificada.

Idealizada em 1840 por Dom Pedro II, a transposição começou a sair do papel com Lula, em 2007, e foi concluída por Jair Bolsonaro, em 2022. O descaso dos governos estaduais e do poder federal em mãos de Lula mostra que a falta d’água na região é mais um dos problemas cuja solução não interessa aos políticos. 

Boa leitura. 

Branca Nunes, Diretora de Redação, Revista Oeste, 14-4-2023 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-