quarta-feira, 12 de abril de 2023

Histórico Beco do Bragança, no Centro, virou estacionamento de motos

A histórica ruela repleta de imóveis históricos tombados morreu e se transformou num imenso estacionamento pra motocicletas. A bagunça impediria o renascimento do beco, que já foi boêmio

Quintino Gomes Freire

Ponto famoso do Centro Histórico do Rio de Janeiro, o Beco do Bragança, na região do primeiro distrito naval, tem se tornado um estacionamento culturalmente ”inconveniente” – digamos assim – de motocicletas. A antiga e estreita ruela é um dos logradouros mais históricos da cidade, lotada de sobrados históricos de rara beleza.

Recentemente, a reportagem do DIÁRIO DO RIO passou a flagrar diversas motos estacionadas em variados dias, sempre em grande quantidade, atrapalhando o ir e vir da população e a visibilidade dos bens tombados ali localizados, uma vez que o local é bastante estreito; poucos becos semelhantes sobreviveram ao bota-abaixo do século XX. A rua, depois que virou estacionamento informal, jamais foi a mesma; as lojas comerciais que existem no térreo e seus sobradinhos se tornaram ”inalugáveis”, segundo corretores. 

Ninguém quer alugar as lojas que estamos oferecendo aqui. Todos reclamam que a rua acabou, virou estacionamento gratuito de motoqueiros”, diz Lucio Pinheiro, diretor de locação da tradicional Sergio Castro Imóveis, maior administradora da região. De fato, na nossa ida ao local, *todas* as lojas estão vazias.

O Beco do Bragança está localizado próximo de vias movimentadas do Centro do Rio, como as avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, e é um importante ponto de ligação da Rua da Quitanda à Primeiro de Março, junto à boca do Túnel. Por isso, diariamente, muitas pessoas costumam circular pela região.

Procurada pelo DIÁRIO DO RIO para comentar o assunto, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) afirmou que ”enviou uma equipe até o local na tarde desta terça-feira (04/04) e constatou que as motos não estão em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), uma vez que não há sinalização de proibido estacionar e não estão impedindo a circulação de pedestres”. Ou seja, é permitido estacionar lá.

Ainda de acordo com a pasta, ”não há acesso à garagem e todas as motocicletas estão perpendiculares à guia da calçada”. Enquanto isso, a ruazinha charmosa agoniza, em tempos de ”Reviver Centro”. As fotos abaixo mostram a transformação dk bucólico local em depósito de motocicletas, numa região em que nas últimas décadas foram gastos milhões em estacionamentos subterrâneos e garagens.

História

O primeiro nome da viela foi Rua dos Quarteis, por ter recebido, em 1615, militares atuantes na defesa da Baía de Guanabara. Posteriormente, veio a se chamar Beco Manuel André e, depois, Beco Manuel Lopes, nomes de proprietários de imóveis ali localizados. O beco tem inúmeros imóveis tutelados pelo órgão de patrimônio municipal, o IRPH. Vale ressaltar que a moradora mais ilustre do local foi a icônica cantora Carmen Miranda, que também residiu na travessa do Comércio.

Título, Imagens e Texto: Quintino Gomes Freire, Diário do Rio, 12-4-2023 

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-