segunda-feira, 17 de abril de 2023

Diretora da Nasa ‘ignora’ Bíblia e faz juramento com livro de cientista

Makenzie Lystrup escolheu a obra Pálido Ponto Azul, de Carl Sagan

Redação Oeste


A nova diretora da Agência Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), Makenzie Lystrup, fez seu juramento com a mão esquerda apoiada sobre o livro Pálido Ponto Azul, do cientista e escritor Carl Sagan. A cena é incomum. Em cerimônias desse tipo, os profissionais tendem a escolher a Bíblia.

Em entrevista ao site FuturismMakenzie Lystrup disse que se inspira no cientista norte-americano. Ela afirmou também que Sagan tinha uma “vontade incansável” de transmitir conhecimento científico para a população.

“Como muitos astrônomos e cientistas especiais, minha paixão por esse universo começou quando era criança e assistia ao Cosmos, de Carl Sagan, na televisão aberta”, contou a nova diretora da Nasa. “Sagan trabalhou muito para tornar a ciência acessível e significativa para todos.”

Makenzie Lystrup disse que escolheu o Pálido Ponto Azul porque a obra destaca a importância de explorar o universo. “Pareceu apropriado incluí-lo na cerimônia, dado o seu significado pessoal para mim e para a forma como sua mensagem ressoa no trabalho no trabalho que fazemos na Nasa.”

A agência espacial publicou a imagem da cerimônia de posse em 10 de abril, no Twitter. E celebrou a escolha de Makenzie Lystrup com uma frase de Sagan: “Muitas vezes, a imaginação nos leva a mundos que nunca existiram. Mas, sem ela, não vamos a lugar nenhum”.

Igreja versus Estado, Bíblia e ciência

A legislação norte-americana permite que os profissionais selecionem livros diversos para os juramentos. A escolha da Bíblia, embora comum, não é obrigatória. Nos Estados Unidos, há separação entre Igreja e Estado.

O artigo 2º, § 1º da Constituição Federal dos EUA trata do juramento de posse do presidente e determina o texto que deve ser lido. No entanto, não há menção sobre o uso obrigatório do Livro Sagrado durante o ato.

Título e Texto: Redação, Revista Oeste, 17-4-2023, 0h12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-