quarta-feira, 12 de abril de 2023

Discurso de ódio

Nigel Warburton

A questão da provocação deliberada é importante também na justificação de leis contra o que veio a tornar-se conhecido como “discurso de ódio”. O discurso de ódio é a expressão que procura ofender profundamente e vilipendiar o público que tem em mira. Trata-se de discurso ou escrita, ou outra expressão que de tão insultuosa equivale a uma forma de dano (embora não chegando ao incitamento direto à violência), e assim como creem muitas pessoas, não deveria ser imune à censura da mesma maneira que outras expressões menos ofensivas o devem ser.

Por outras palavras, o discurso de ódio é não raro apresentado como uma categoria especial que não é digna da proteção concedida à livre expressão, ao contrário do que sucede com outro gênero de discurso. Algumas blasfêmias poderiam ser facilmente redescritas como discurso de ódio dirigido às religiões, embora outras sejam simplesmente uma questão de não reconhecer ou dar tratamento especial a símbolos que outros consideram queridos ou sagrados.

O discurso de ódio tipicamente degrada as pessoas com base na sua raça, religião ou orientação sexual. A escolha de linguagem ou outra forma de expressão e o contexto em que é proferida ou escrita visam o insulto e a humilhação de um grupo ou indivíduo.

É uma expressão de desprezo cujo efeito consiste em atingir o alvo: o grupo em mira tem de escutar, ler ou ficar de algum outro modo ciente da mensagem para que esta cumpra as intenções do orador ou escritor. Não se trata de uma questão de expressão privada de perspectivas odiosa, mas antes de atos de insulto extremo expressos de modo provocador.

Muitas vezes o discurso de ódio pretende ser contagioso – parte do efeito desejado é incitar outros a exprimirem perspectivas analogamente venenosas. Aqui, quem queira defender uma ampla liberdade de expressão depara-se com uma escolha difícil entre os valores da liberdade e os custos de permitir expressões extremas de racismo e homofobia que podem ameaçar a dignidade dos indivíduos e ser tão ofensivas a ponto de interferir diariamente nas suas vidas, de um modo significativamente intenso.

Os alvos do discurso de ódio não raro são particularmente vulneráveis e pertencem a uma minoria. O custo da liberdade de expressão para eles seria potencialmente elevado, na medida em que a sua dignidade e amor-próprio poderão ser ameaçados.

A posição liberal extrema é defender o discurso de ódio como uma possibilidade infeliz, uma vez que se tenha adotado uma política de livre expressão. Uma ampla gama de tipos de expressão merece ser preservada da ação judicial.

Nos Estados Unidos, a proteção à liberdade de expressão pela Primeira Emenda levou, em alguns casos célebres, a veredictos de que, por repugnante que o discurso de +ódio possa ser, deveria ainda assim ser permitido em muitos casos. Esse discurso é protegido de acusação porque é potencialmente parte de um debate político.

Título e Texto: Nigel Warburton, in “Liberdade de Expressão – Uma breve introdução”, Editora Gradiva, 2015, páginas 66 e 67.
Digitação: JP, 12-4-2023

Relacionados: 
[Livros & Leituras] Liberdade de Expressão – Uma breve introdução 
Um livre mercado de ideias? 
Sobre a Liberdade 
Contra a Democracia 
Les interdictions de livres, poison de la démocratie américaine 
Passaporte 2030 – O sequestro silencioso da Liberdade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-