domingo, 16 de abril de 2023

Dragão aproxima-se da presa

FC Porto venceu o Santa Clara (2-1) e ficou a quatro pontos do primeiro lugar

Em apenas oito dias o FC Porto reduziu de dez para quatro os pontos de atraso para a liderança da Liga. Na 200ª vitória de Sérgio Conceição na prova, os Campeões Nacionais receberam e bateram o Santa Clara por 2-1 e aproveitaram a derrota do Benfica em Chaves para se aproximarem ao topo da tabela. Matheus Uribe marcou um pênalti, Otávio falhou outro e, na reta final, um golo de Danny Namaso e outro de Tagawa fecharam a contagem.

Com Marko Grujic e Mehdi Taremi a cumprirem um jogo de castigo por acumulação de amarelos - e cinco titulares “à bica” -, foi preciso esperar um quarto de hora pelo primeiro remate. Novamente lançado num onze que desta feita incluiu Eustaquio e Toni Martínez, Manafá cruzou para Uribe atirar à trave e, na recarga, o avançado espanhol acertar no poste.

Dez minutos volvidos, aos 24, o médio canadiano aproveitou as sobras de um lance de insistência para atirar forte e colocado para boa intervenção do guarda-redes açoriano que só adiou o inevitável. Puxado por um defesa insultar, Toni Martínez conquistou a grande penalidade que Uribe transformou em golo à lei da bomba (1-0).

Antes do intervalo ainda houve tempo para que o Vasco Santos alertasse Cláudio Pereira para nova falta sobre o murciano em zona proibida, porém Otávio errou o alvo da marca dos onze metros e o placard eletrônico manteve-se inalterado até à ida para as cabines.

O intervalo não fez bem aos azuis e brancos, que voltaram dos balneários menos incisivos e permitiram uma série de investidas a um conjunto que somava nove derrotas e um empate nas dez jornadas anteriores. Já com Evanilson no lugar de Eustaquio, Pepê visou a baliza Sul de pé esquerdo e ficou a centímetros do alvo antes de André Franco e Danny Namaso serem lançados para os lugares de Manafá e Toni Martínez.

A entrada do dianteiro inglês deu uma nova vida ao ataque portista e mais volume ao resultado. A dez dos noventa regulamentares, Galeno trabalhou sobre Calila, colocou a bola na pequena área e forçou a defensiva adversária ao erro. Só com a baliza pela frente, Namaso não se fez rogado e assinou o 2-0 que tranquilizou os 40 mil presentes no Estádio do Dragão. Até ao apito final, Bernardo Folha e Gonçalo Borges renderam Otávio e Galeno e o Santa Clara reduziu no tempo de compensação.

FC Porto, 15-4-2023, 22h22 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-