segunda-feira, 18 de novembro de 2024

[Sétima Arte] Era uma vez no Oeste

 C'era una volta il West (bra: Era uma Vez no Oeste; prt: Aconteceu no Oeste), ou Once Upon a Time in the West (em inglês) é um filme ítalo-hispano-estadunidense de 1968, gênero bangue-bangue e épico, coescrito e dirigido por Sergio Leone. É estrelado por Henry Fonda, como o vilão, Charles Bronson como seu nêmesis, Claudia Cardinale.

 

O roteiro foi escrito por Sergio Donati e Leone, pela história escrita por Dario Argento, Bernardo Bertolucci e Leone. A trilha sonora é de Ennio Morricone. 

O filme é geralmente reconhecido como um dos maiores filmes já realizados. Em 2009, o filme foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso como "cultural, historicamente ou esteticamente significativo". 

Sinopse

Era uma Vez no Oeste é centrado em quatro protagonistas: a ex-prostituta Jill McBain (Claudia Cardinale), o bandido Cheyenne (Jason Robards), o pistoleiro de aluguel Frank (Henry Fonda) e um homem misterioso, chamado de "Harmonica" (Charles Bronson), que sempre traz consigo uma gaita. Os quatro acabam se cruzando quando Morton (Gabriele Ferzetti), um barão ferroviário, contrata Frank para afugentar Brett McBain (Frank Wolff), dono de terras que iriam valorizar consideravelmente com a chegada da ferrovia, e seus filhos. Porém, o pistoleiro decide massacrar a família e depois planta evidências incriminando Cheyenne. 

Nesse meio-tempo, Jill chega à cidade, vinda de Nova Orleães, e revela que se casara com Brett McBain e que, portanto, as terras ainda tinham dono. O homem com a gaita, Harmonica, aparece e junto com Cheyenne ajudam a mulher a manter sua propriedade. 

Harmonica tem contas a acertar com Frank e no final do filme o motivo da vingança é revelado num duelo entre os dois. 
Wikipédia  

No IMDb: 8,5

A cena inicial é antológica!

Filmaço, com certeza! 

Anteriores: 
Cantando na chuva 
Sete noivas para sete irmãos 
O retorno do rei 
Le Président 
As duas torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-