terça-feira, 14 de maio de 2013

OCDE reforça expectativas de recuperação da economia portuguesa

Eva Gaspar
Indicador avançado voltou a subir em Março, pelo 11º mês consecutivo, reforçando o cenário de recuperação da economia portuguesa


O indicador avançado da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), concebido para antecipar pontos de viragem na actividade económica em relação à tendência, continua a apontar para uma melhoria da situação económica em Portugal.
Pelo 12º mês consecutivo, o indicador relativo ao mês de Março registou uma subida mensal (de 0,48%, ligeiramente inferior à de 0,51% observada no mês anterior), e uma subida homóloga de 3,27% (a quinta consecutiva, mas neste caso mais ampla que a progressão de 2,73% do mês anterior). O indicador subiu assim para o patamar de 100,83 pontos, acima da média de longo prazo fixada em 100 pontos.
A actualização dos indicadores, divulgada nesta terça-feira 14 de Maio, aponta para uma melhoria das expectativas para a maioria das grandes economias – caso dos Estados Unidos, Canadá, Brasil e China – e também na Europa, com a OCDE a assinalar o regresso de Itália a uma dinâmica positiva, que é mantida em França e na Alemanha.
Título, Imagem e Texto: Eva Gaspar, Jornal de Negócios, 14-05-2013

Reformas já feitas aumentarão o PIB em 3,5%, calcula a OCDE
Eva Gaspar
O relatório apresentado pela OCDE pedido pelo Governo para enquadrar a reforma da economia e do Estado é sobretudo descritivo e, embora faça recomendações em várias áreas, estas são mais genéricas do que as apontadas pelo FMI. Leia aqui o resumo das propostas da organização.


Segundo a OCDE, as reformas empreendidas por Portugal nestes cinco últimos anos para tornar mais competitivos os mercados de produtos e mais dinâmico o mercado de trabalho são susceptíveis de elevar o PIB potencial de Portugal em cerca de 3,5% em 2020. Mas é preciso fazer mais. “Portugal precisa de uma estratégia abrangente para aumentar a produtividade e restaurar a competitividade através de reformas estruturais favoráveis ao crescimento que vão além do imperativo de curto prazo da consolidação fiscal”.
Reforma sistema pensionista é “essencial”
Refere a OCDE que a proporção de idosos na população portuguesa ascendeu a cerca de 18% em 2012, e que, em média, estes receberam 48% do gasto social agregado (incluindo educação). “Como em muitos outros países da OCDE, o envelhecimento da população em Portugal será um factor-chave de futuros aumentos na despesa social” pelo que políticas destinadas a garantir a sustentabilidade das pensões são “ainda mais essenciais”.
O que se sugere? Abolir a reforma antecipada e ponderar “uma convergência mais rápida dos esquemas de aposentação dos funcionários públicos com os do sector privado, ao mesmo tempo que se diluem as cláusulas de salvaguarda existentes, de modo a que não só os novos sejam abrangidos”.
()
Eva Gaspar, Jornal de Negócios, 14-05-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-