segunda-feira, 27 de maio de 2013

Carta de Ruy de Carvalho ao contribuinte [anotada]

João Miranda


Tenho 86 anos [acho a minha idade relevante no que toca a pagar impostos], e modéstia à parte, sempre honrei o meu país pela forma como o representei em todos os palcos, portugueses e estrangeiros [fiz o que se espera de um bom profissional], sem pedir nada em troca [todos me devem, mas eu não cobro] senão respeito, consideração, abertura– sobretudo aos novos talentos -, e seriedade na forma como o Estado encara o meu papel como cidadão e como artista [ask not what you can do for your country ...].

Vivi a guerra de 36/40 com o mesmo cinto com que todos os portugueses apertaram as ilhargas [por algum motivo acho que devo ter privilégios por ter vivido o período da guerra civil espanhola]. Sofri a mordaça de um regime que durante 48 anos reprimiu [sou uma vítima do fássismo, mandem dinheiro] tudo o que era cultura e liberdade de um povo para o qual sempre tive o maior orgulho em trabalhar [isto também é relevante para pagar menos impostos que vocês]. Sofri como todos, os condicionamentos da descolonização [isto também dá pontos?]. Vivi o 25 de Abril com uma esperança renovada, e alegrei-me pela conquista do voto, como se isso fosse um epítome libertador [sou um democrata, paguem vocês os impostos].

Subi aos palcos centenas, senão milhares de vezes, da forma que melhor sei, porque para tal muito trabalhei [as outras pessoas que pagam impostos não trabalham].

Continuei a votar [sou tão magnânimo], a despeito das mentiras que os políticos utilizaram para me afastar do Teatro Nacional  [um lugar meu por direito]. Contudo, voltei a esse teatro pelo respeito que o meu público me merece [ai, sou mesmo tão magnânimo] , muito embora já coxo pelo desencanto das políticas culturais [paguem impostos, a cultura não pode morrer] de todos os partidos, sem excepção, porque todos vós sois cúmplices da acrescida miséria com que se tem pintado o panorama cultural português [já disse que a cultura precisa de pagadores de impostos?].

Hoje, para o Fisco, deixei de ser Actor…[obrigam-me a pagar os impostos que as outras pessoas pagam] e comigo, todos os meus colegas Actores [com letra maiúscula] e restantes Artistas [idem] destes país – colegas que muito prezo e gostava de poder defender.

Tudo isto ao fim de setenta anos de carreira! É fascinante. [eu,eu, eu, eu....]

Francamente, não sei para que servem as comendas, as medalhas e as Ordens, que de vez em quando me penduram ao peito? [mandem menos caricas e mais dinheiro]

Tenho 86 anos, volto a dizer, para que ninguém esqueça o meu direito a não ser incomodado pela raiva miudinha de um Ministério das Finanças [o mundo gira à minha volta, mais ninguém está a ser afectado pela austeridade], que insiste em afirmar, perante o silêncio do Primeiro-Ministro e os olhos baixos do Presidente da República [mal agradecido, depois da campanha que fiz por ele], de que eu não sou actor [querem que pague impostos como os não actores], que não tenho direito aos benefícios fiscais [tentei que não percebessem até este ponto no texto que o problema é que me querem obrigar a pagar os mesmos impostos que aos restantes cidadãos] , que estão consagrados na lei, e que o meu trabalho não pode ser considerado como propriedade intelectual [é realmente estranho].

Tenho pena de ter chegado a esta idade para assistir angustiado à rapina com que o fisco está a executar o músculo da cultura portuguesa [ou seja, eu]. Estamos a reduzir tudo a zero… a zeros, dando cobertura a uma gigantesca transferência dos rendimentos de quem nada tem para os que têm cada vez mais [eu sou dos que nada têm].

É lamentável e vergonhoso que não haja um único político com honestidade suficiente [não me apanham em mais nenhuma campanha eleitoral] para se demarcar desta estúpida cumplicidade entre a incompetência e a maldade de quem foi eleito com toda a boa vontade, para conscientemente delapidar a esperança e o arbítrio de quem, afinal de contas, já nem nas anedotas é o verdadeiro dono de Portugal: nós todos! [Portugal é de todos, logo devo pagar menos impostos e vocês mais impostos para subsidiar a cultura]
[...]

Original aqui
Título e Anotações: João Miranda, Blasfémias, 27-05-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-