quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Jesus andava com os pobres, ou cristão tem de votar no PT?

Vitor Grando

O Pr. Ariovaldo Ramos distorce as Escrituras em favor de um regime político que desde as suas origens sempre lhe foi avesso. É abominável a conduta de um pastor de distorcer as Escrituras a favor de uma ideologia política perniciosa e não compreender uma distinção fundamental nas injunções que nos são feitas pelos profetas e por Cristo em relação ao cuidado com o pobre.


Não nos resta dúvida de que Deus tem um cuidado especial para com o pobre (Tg 2.5) e que exige de nós esse mesmo cuidado (Mt 25, At 2.42-47, Gl 2.10). Todavia, sempre que as Escrituras nos exortam a cuidar dos necessitados, elas o fazem direcionando tais injunções aos indivíduos crentes atribuindo a nós - eu e você - o dever de levar as cargas uns dos outros, tomando nossa cruz, abrindo mão de nossos desejos materiais em prol daqueles que não tem o mínimo de condição de vida.

Esse é o padrão das Escrituras. Não se vê nelas em momento algum essa obrigação sendo imposta a instituições mediadoras como o Estado. É por isso que passagens paradigmáticas como Atos 2:42-47 estão longe de sugerir qualquer forma de socialismo-comunismo na Igreja Primitiva.

O regime socialista do qual Ariovaldo Ramos é entusiasta nada tem a ver com o cuidado que a Bíblia nos exorta a ter com os pobres. O socialismo é um regime político necessariamente autoritário que por COERÇÃO usurpa os recursos que NÓS produzimos para supostamente redistribuir de forma mais justa. Nisso já se percebe como o socialismo nada tem a ver com cristianismo.

(1) O cristianismo fala de liberdade (Gl 5.1), o socialismo fala de coerção;
(2) o cristianismo exige responsabilidade do indivíduo crente, o socialismo transfere tal responsabilidade ao Estado;
(3) o socialismo, ao assim fazê-lo, é oligárquico por colocar enorme quantidade de poder nas mãos de um partido; o cristianismo fala que o ser humano é corrompido e, portanto, a concentração de poder leva ao seu abuso inevitável.

É por isso que em Atos 5, quando Ananias e Safira mentem ao Espírito Santo, os apóstolos deixam claro que eles não tinham qualquer obrigação de vender seus bens e, se o vendessem, não tinham qualquer obrigação de repartir o produto da venda. Isso é completamente contrário ao que propõe o socialismo.

Que preocupação cristã com os pobres é essa, senhor Ariovaldo, que faz você elogiar a postura do Lula em seu suposto cuidado com os pobres quando tudo que ele fez foi usurpar dinheiro de gente como eu que tem de fazer contas para chegar ao fim do mês para com o MEU dinheiro bancar de Pai dos Pobres e colher os louros de tamanha "virtude" quando esse senhor ganha R$ 80.000 para dar uma única palestra sem que doe um centavo do seu próprio bolso para os pobres?

Que virtude é essa que faz Dilma Rousseff gastar R$ 324 mil do nosso dinheiro em hotel de luxo para levar a mais cara comitiva do mundo para a posse do Papa Francisco?

Que virtude é essa que empresta dinheiro do nosso bolso via BNDES para fazer empresários como Eike Batista enriquecerem?

Que virtude é essa que perdoa dívidas milionárias de ditadores africanos conosco?

Que virtude é essa que torna o filho do Presidente Lula de administrador de zoológico a milionário em poucos anos?

Diga-nos, Senhor Ariovaldo, onde está a justiça cristã de fazer caridade com o dinheiro alheio quando se vive uma vida de luxo e ostentação?

Diga-nos, Senhor Ariovaldo, como podem os amigos seus e do PT - Evo Morales, Hugo Chávez, Nicolas Maduro, Fidel Castro, Ahmadinejad, Lula, Dilma Rousseff, Che Guevara et caterva - viveram vidas nababescas enquanto posam de legítimos defensores dos pobres usurpando os MEUS parcos recursos?

Esse não é o caminho proposto por Aquele que é o paradigma exegético das Escrituras: Cristo.

Não se vê um Cristo cuja principal preocupação é com reformas sociais. Não se vê um Cristo endossando o discurso público contra as injustiças sociais. Vê-se um Cristo que fala ao indivíduo e exige dele especificamente um olhar altruísta. E esse cuidado – que fique claro - deve ser feito de modo que a mão esquerda não saiba o que faz a mão direita (Mt 6.3). Não é preciso dizer que o alarde das virtudes e das preocupações sociais promovido pelo socialismo não só não é a única maneira de o cristão se envolver socialmente, como, ao que parece, é contrário àquilo que prescreve Cristo.

Eles batem no peito e agradecem a Deus por não serem como nós, reles pecadores despreocupados com os pobres, os desfavorecidos, os marginalizados; nós, que não temos consciência política e social. Nós alienados pelos valores da classe-média.

Perdoa-me, Senhor, pois sou um mero pecador... 
Título e Texto: Vitor Grando, 9-10-2014

5 comentários:

  1. Bom, primeiramente parabéns pelo belíssimo texto e ao mesmo tempo pelo puxão de orelha nesses farsantes que usam a fala de Jesus, distorcendo-a completamente a seu favor.
    É isso que precisamos sempre colocar a vento, para que todos escutem a voz da razão e não sejam mais enganados pelos parasitas de plantão.
    Se desde o começo tivéssemos colocado essas palavras bem claro como você o fez, não estaríamos agora com essa conta impagável que temos pela frente, e tínhamos matado os ratos quando ainda eram camundongos.
    José Manuel

    ResponderExcluir
  2. As Igrejas e as Religiões sempre encontraram, ao longo da história, brechas interpretativas das Escrituras para justificar as suas conveniências e atrocidades.

    A Igreja Católica, por exemplo, na época da escravidão negra, a fim de defender seus interesses materiais (haviam até mesmo religiosos donos de escravos) alegava que maltratar ou até mesmo matar os escravos africanos, não representava pecado algum, posto que os negros não possuiam almas...

    Pastor por pastor eu prefiro o Silas Malafaia que desce a boca nesses safados admiradores da Ditadura cubana.

    Fora PT!!!

    ResponderExcluir
  3. Decididamente não há como conciliar a visão histórico-filosófica do marxismo, assim como sua praxis – que renuncia à fundamentação moral do socialismo pela sua negação ética, em função do terror revolucionário, com a religião.

    Daí os ataques impiedosos contra não só a Religião Católica, mas também contra as demais religiões não decorrem da singela militância ateísta: está dentro do 'catecismo' marxista-leninismo para destruir um dos pilares que sustenta a civilização judaico-cristã.

    E, muitos piedosamente vêm contribuindo (in) conscientemente para isso. E o vigário pelo jeito vem cumprindo esse desiderato insensato.

    É o caso de reiterar: segundo o ‘profeta’ (do apocalipse) Karl Marx - a “totalidade das condições de produção” “condiciona” e “determina” a superestrutura: as instituições sociais (Estado, família) e formas de consciência (filosofia, religião, direito, arte, ciência); porém - uma das formas de consciência social que não admite o conceito de superestrutura econômica marxista - é justamente a RELIGIÃO.

    Buenas, e daí? A ESTRATÉGIA é acabar com a RELIGIÃO, especialmente a Católica que é a maior organização capitalista do Planeta – e deixar a única opção, a ser imposta pela força, é claro, o fundamentalismo islâmico do novíssimo profeta Bin Laden e seus seguidores que vêm indicando o (des) caminho.

    Enquanto muitos (in) consciente obram nesse sentido, outros oram para que não aconteça.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-