segunda-feira, 18 de novembro de 2019

[Pernoitar, comer e beber fora] Restaurante Rito – Cozinha Regional, no Porto




Rua de Antero de Quental, nº 783 – Cidade do Porto

Guardanapo de pano. Bom.

Vinho do Douro ESTEVA, decantado. O vinho é muito bom. E para restaurante, não está caro.


Para mastigar pedi:

Salada caprese.
Uma invenção. Só reconheci o tomate. O queijo não era, de certeza, muçarela de búfala. O tomate e a falsa muçarela deitadas sobre folhas de alface temperadas com bastante vinagre, balsâmico, achei.


Bacalhau à Lagareiro.
Insosso!
Pedi mais azeite. Normalmente, “à lagareiro” significa afogado no azeite. Costuma vir uma colherinha extra para a pessoa se servir da travessa de mais azeite.



Quando terminei falei com o garçom sobre isto, dizendo-lhe que o bacalhau se quer mais para lá (no sal) do que para cá.

Devo dizer que enquanto esperava o meu pedido, um brasileiro (eram três pessoas à mesa) sentado a alguns metros à minha frente, o suficiente para ouvi-lo ‘reclamar’, na boa, com o senhor que aparentava ser o gerente, ou o dono, sobre o bacalhau... insosso!

Mas, todavia, contudo, devo dizer que a posta de bacalhau (não lombo), não estava seca, nem dura, nem... salgada. Porque se estivesse, receberia algumas estrelas.

Garçons com aventais “Monte Velho”.

Três televisores ligados.

Lotado. Reserva obrigatória, com certeza.

Muitos estrangeiros, brasileiros, ingleses e franceses.

Na mesa ao lado, já eu havia terminado a refeição, sentaram três brasileiros, duas moças e um moço.  Este pediu Bacalhau à Lagareiro, achou muito bom, eu ouvi!

Neste momento, ainda terminando o vinho, mandei uma mensagem para familiares:

“Estou no Porto. Vim a um restaurante que tem trocentas estrelas no TripAdvisor. Vim porque tem poucas críticas negativas.

Gentem, ou me tornei um crítico de gastronomia (prefiro o termo 'cozinha') superexigente ou um pentelhão neste perfeito mundo... 😉”

Avaliação final: Boff!
😏😞


Anteriores:

3 comentários:

Não aceitamos comentários "anônimos".

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-