domingo, 17 de novembro de 2019

[Viagens & Destinos] Porto, ‘cliques' em novembro de 2019

Avenida dos Aliados



Avenida dos Aliados, ao fundo a Câmara Municipal

Local frequentado por este escriba, em 1966. Faz alguns meses...

Estação de São Bento

Estacão de São Bento

Estação de São Bento

Estação de São Bento

Estação de São Bento, ao fundo a Igreja dos Congregados

Estátua de Dom Pedro IV, Praça da Liberdade

Igreja dos Congregados

Porto, novembro de 2019

Praça da Batalha

Praça da Batalha

Teatro Nacional São João, Praça da Batalha

Praça da Batalha

Praça da Batalha. Existem, na cidade, muitos edifícios neste estado

Praça da Batalha

Praça da Liberdade

Praça da Liberdade

Praça Dom João I

Rua 31 de Janeiro. Lá ao fundo, a Torre dos Clérigos

Rua 31 de Janeiro

Rua 31 de Janeiro

Rua 31 de Janeiro

Rua de Santa Catarina

Rua de Santo André

Rua do Almada

Título e Imagens: JP, novembro de 2019

Anteriores:

Um comentário:

  1. Porto é a segunda cidade e o quarto município mais populoso de Portugal, situada no noroeste do país e capital da Área Metropolitana do Porto (NUTS III e área metropolitana), da região Norte (NUTS II) e do Distrito do Porto.

    A cidade é considerada uma cidade global gama. O município, com 41,42 km² de área, tem uma população de 237 591 habitantes dentro dos seus limites administrativos, sendo subdividido em sete freguesias.

    É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, de onde se formou Portugal.

    É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitetura contemporânea e antiga, o seu centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO,] pela qualidade dos seus restaurantes e pela sua gastronomia, pelas suas principais equipas de futebol, o Futebol Clube do Porto, o Boavista Futebol Clube, o Sport Comércio e Salgueiros, pela sua principal universidade pública: a Universidade do Porto, colocada entre as 200 melhores universidades do Mundo e entre as 100 melhores universidades da Europa, bem como pela qualidade dos seus centros hospitalares.

    É a sede da Área Metropolitana do Porto, que agrupa 17 municípios com 1 757 413 habitantes em 1.900 Km² de área, com uma densidade populacional próxima de 1098 hab/km², o que torna a cidade a 13ª área urbana mais populosa da União Europeia e a segunda área (NUTS III) mais populosa de Portugal.

    O Porto e a Área Metropolitana do Porto constituem o núcleo estrutural da Região Norte, que tem uma população de 3 689 609 habitantes (Censos de 2011), sendo, portanto, a região (NUTS II) mais populosa de Portugal. Compreende 8 sub-regiões ou unidades de nível III (NUTS III).

    O Porto, juntamente com os concelhos vizinhos de Vila Nova de Gaia e de Matosinhos, forma a Frente Atlântica do Porto, que constitui o núcleo populacional mais urbanizado da Área Metropolitana, situado no litoral, delimitado, a oeste, pelo Oceano Atlântico, com a influência estrutural do estuário do Rio Douro, que une Gaia ao Porto.

    A cidade é a mais importante da altamente industrializada zona litoral da Região Norte, onde se localizam grande parte dos mais importantes grupos económicos do país, tais como a Altri, o Grupo Amorim/Corticeira Amorim, o Banco BPI, a BIAL, a EFACEC, a Frulact, a Lactogal, o Millennium BCP, a Porto Editora, a Sonae, a Unicer ou o Grupo RAR. A Associação Empresarial de Portugal está sediada no Porto.

    A Região Norte é a única região portuguesa que exporta mais do que importa.

    Wikipédia

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-