quinta-feira, 21 de julho de 2011

Austeridade


Imagem: AD

Foi a 14 de Setembro de 2008 que o Lehman Brothers faliu, lançando a crise global. Logo a 21 de Janeiro de 2009 a Standard & Poor’s reduziu o rating da dívida pública portuguesa para o nível mais baixo desde que começou a analisá-la no início da década de 1990. Mas só 540 dias depois do início do tumulto, a 8 de Março de 2010, o Governo descobriu que havia problemas, e anunciou a austeridade do PEC 2010-2013, que corrigiria várias vezes, até pedir ajuda externa a 6 de Abril de 2011. A 20 de Maio o programa da troika foi aprovado pelo FMI.
Só existe uma coisa estável neste longo processo: ainda não houve austeridade. Já passou mais de um mês desde o novo programa e ainda não se viu nada. Muita gente sofre e a economia cai. Proclamam-se medidas simbólicas e sobem-se os impostos. É assim há anos, mas não se reduz a despesa.
O actual Governo, como o anterior, disse que ia cortar. Marcou um novo estilo, mais adequado aos tempos de austeridade, com a eliminação de ministérios, redução nos automóveis, viagens em turística. Mas nada disso tem efeitos.
Falta um punhado de medidas bombásticas. Têm de ser lançados alguns processos radicais que coloquem o Estado firmemente num caminho diferente do que percorre há duas décadas. Não nos próximos meses ou semanas, mas nos próximos dias. Ou surgem medidas inovadoras, dramáticas, revolucionárias, que modifiquem os hábitos ruinosos, ou continuaremos na pseudo-austeridade que desde 2008 alimenta as ilusões e aumenta os problemas. Entretanto o tempo esgota-se. E o dinheiro também.
João César das Neves, Destak, 21-07-2011

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-