quarta-feira, 20 de julho de 2011

Produto nacional (de Portugal) falso


Através de declarações de boa vontade, todos nós temos sido sensibilizados através da comunicação social, nomeadamente declarações de empresários e políticos, para consumir produtos nacionais, indicando-nos inclusive o indicativo 560 como prova do país de origem.
Sempre tive as minhas dúvidas sobre a eficácia desta campanha, porque há entidades que deveriam zelar para que se conseguissem bons resultados, mas uma coisa é a boa vontade e outra, bem diferente e oposta, é a obtenção de lucro - e com o lucro não se brinca.
A prova das minhas afirmações estão espelhadas na foto anexa: um cesto com figos provenientes da Turquia e amêndoas dos EUA.
Sem pôr em causa a proveniência e a qualidade dos produtos, o facto indesmentível é que têm o código 560, aquele que indica produto nacional (de Portugal), mas que - afinal - não é.
Que fazer? Acreditar em quê? No código ou na restante literatura indicativa dos países de onde vêm os referidos produtos?
Ou duvidar de tudo?
Texto e Imagem: Dinis Evangelista – Queluz


Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-