domingo, 24 de fevereiro de 2019

[Versos de través] O nosso louco Carnaval

Almir Papalardo


Carnaval é outra festa popular mas longe de ser cristã.
São quatro dias de pique alucinante! É uma festa pagã.
Multidões sambam sem fadiga nos salões abarrotados,
Nas ruas pulam e cantam nos blocos mais empolgados.

Quem é homem, quem é mulher? Tudo é muito confuso!
Fantasias perfeitas em cada disfarce, tudo belo e difuso.
Quem não brinca, mas curte a folia muito se empolga!
Fica abismado com a alegria ativa que jamais se apaga.

Ha chuva de confetes, serpentinas, máscaras e purpurina!
Para manter o som rufam os tambores, cuícas e pandeiros.
Há Pierrôs chorando de ciúmes por sua adorada Colombina!

Após quatro dias de loucuras, as brasas apagam. Viram cinzas.
Esgotados e com forte ressaca voltam os foliões à dura rotina,
No dia mais pesado e odiado do ano, a Quarta Feira de Cinzas!


Aos meus queridos amigos:
Quem gostar de pular no Carnaval que aproveite! Brinque com inocência, com moderação, com o espírito voltado somente para o espairecer, para aliviar a tensão provocada por um 2018 brutal, quando, facilmente, constatou-se que os momentos de total satisfação puderam ser contados a dedos!

Brinque como uma inocente criança, com a mente limpa, com decência, com responsabilidade, com juízo, sem pensamentos sujos e pecaminosos. Sem intenções ou atos desonestos que possam ferir ou prejudicar seus semelhantes. Brincar com decoro, com o coração puro sem más intenções não é pecado, não é censurado por Deus.

Se o Carnaval, por natureza, é pesado e instigado ao pecado, podemos torná-lo mais leve, mais prazeroso e sem ameaças ou agressões ao bem-estar físico e mental. Todas as criaturas têm o direito de se distraírem.

No nosso dia-a-dia, segundo sábios ensinamentos, temos oito horas para o trabalho, oito horas para o lazer e oito horas para o repouso. Portanto, aproveitem bem o tempo de lazer com sadias distrações, diversões limpas, comedidas e proveitosas, sem exageros, sem baixarias, sem procedimentos dúbios, sem atitudes condenáveis que desabonem a conduta exemplar que cada ser humano por respeito à vida, respeito ao próximo, respeito a Deus e respeito a si próprio. Fui repetitivo? Fui!

Mas... ainda não acabou: respeite também as horas para um necessário descanso sem relaxar com uma alimentação adequada. Assim, desejo um aproveitamento total do Carnaval sem censuras para todos os amigos, quer sejam foliões, quer sejam puros apreciadores. Aproveitem ao máximo esses quatro dias de loucura e tentação, não se descuidando igualmente da hidratação corporal, nesta terrível temperatura super elevada que nos vem castigando!! 
Almir Papalardo, 24-2-2019

Anteriores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-