terça-feira, 11 de outubro de 2022

Caem os preços do arroz, do feijão e da carne

A queda aparece em um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Artur Piva

Pelo quarto mês seguido, caíram os preços do arroz, do feijão e das carnes no Brasil em setembro, incluindo bovinos, suínos e carneiros. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados nesta terça-feira, 11.

A mistura é uma das bases alimentares do país. De acordo com o IBGE, em setembro, os preços do arroz caíram 0,64%. Para o feijão, a redução variou de 1,67% a 4,78%, a depender do tipo do grão. No caso das carnes, incluindo bovinos, suínos e carneiros, a queda média foi de 0,72%.

Os resultados fazem parte do levantamento para calcular o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Conforme os dados publicados hoje, o indicador entrou no terceiro mês seguido de queda em setembro.

No mês de setembro, os preços dos alimentos caíram 0,51%. Na lista, quedas como a dos preços do leite longa vida (-13,71%) e óleo de soja (-6,27%).

Na cesta que compõe o cálculo do IPCA, os alimentos tiveram 22% de peso no mês passado. O indicador fechou em queda de 0,29% em setembro, mantendo a sequência de redução de agosto (-0,36%) e de julho (-0,68%). No acumulado do ano, o índice caiu de 4,39% para 4,09%.

“Os alimentos vinham apresentando crescimento desde o começo do ano, inclusive altas fortes em março (2,42%) e abril (2,06%)”, afirma Pedro Kislanov, gerente da pesquisa do IPCA. “Essa queda de setembro é a primeira desde novembro de 2021 (-0,04%).”

Título e Texto: Artur Piva, Revista Oeste, 11-10-2022, 11h22 

Relacionados:
FMI eleva perspectiva de crescimento do PIB do Brasil em 2022 
Índice de preços para famílias com renda mais baixa caiu 0,32% 
CNI eleva para 3,1% projeção de crescimento do PIB em 2022
IPCA registra queda de preços de 0,29% em setembro
Enquanto isso, na França de Macron...
Embraer exportará seis jatos comerciais para a americana SkyWest
Mercado financeiro reduz projeção da inflação de 5,74% para 5,71%
Juros altos e combustíveis explicam queda da inflação
Por amor ao Brasil

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-