quinta-feira, 11 de abril de 2024

A ditadura exposta

Foto: Marcio Antonio Campos com Midjourney
Rodrigo Constantino

Elon Musk furou a bolha criada pela velha imprensa e expôs ao mundo a situação dramática que vive o Brasil, mergulhado num estado de exceção em que um ministro supremo age totalmente acima das leis. A reação do sistema, ao tentar difamar Musk e atirar no mensageiro com bazuca, mostra que o bilionário dono do X acertou o alvo em cheio.

Segundo a consultoria Bites, os posts de Elon Musk sobre Moraes já somam mais de 300 milhões de visualizações. As críticas ao ministro apareceram em 1500 sites em inglês e renderam quase 4500 reportagens. A The Spectator Index fez uma enquete que teve quase 180 mil votos, e mais de 60% responderam que apoiam Musk e o X contra Moraes. Uma pesquisa da Quaest mostra que foram 68% de menções críticas ao STF contra 32% críticas a Musk. Os brasileiros e o mundo não caíram nas narrativas do sistema.

O Brasil é um laboratório do embate global entre defensores da censura e defensores da liberdade.

O esforço dos capangas do sistema agora é espalhar a narrativa bizarra de que Musk está a serviço de uma "milícia internacional de extrema direita" para atentar contra a "soberania nacional". A esquerda radical sempre ataca seus adversários diante de um espelho, como ensinou Lenin. Quem tem coordenação internacional é justamente a esquerda, irrigada com os bilhões de George Soros, buscando desestabilizar nações inteiras com o caos.

Esse discurso patético não vai colar contra Elon Musk. Globalistas falando em ameaças à "soberania nacional" dias depois de Lula rifar os recursos da Amazônia para Macron é piada de mau gosto. O mundo está mais atento, não cai mais nessa ladainha – nem mesmo com artistas de Hollywood colaborando com a farsa.

Como essa narrativa também vai fracassar, resta especular sobre os próximos passos da ditadura brasileira. A aposta que alguns mais otimistas têm feito é que o sistema poderá entregar a cabeça de Alexandre de Moraes como bode expiatório, para salvar a galinha dos ovos de ouro. O risco, claro, é que até isso acontecer haverá uma tentativa de fechar ainda mais o cerco e concentrar mais poder tirânico por parte dele e seus cúmplices diretos.

Alexandre, obviamente, não está sozinho nessa empreitada autoritária. O Brasil é um laboratório do embate global entre defensores da censura e defensores da liberdade. O truque dos autoritários é inventar uma ameaça fascista fantasma para justificar o avanço da censura, mas como Glenn Greenwald lembra, ele mesmo de esquerda, nunca houve um movimento fascista a favor da liberdade de expressão. Os fascistas sempre estiveram ao lado da censura, exatamente como a turma do Xande.

Título e Texto: Rodrigo Constantino, Gazeta do Povo, 10-4-2024, 11h51

Relacionados: 
Quem tem boca ia a Roma... 
“Pelo menos você não me verá exigindo que o governo censure a CNN” 
8-4-2024: Oeste sem filtro – Musk expõe pedido de Alexandre de Moraes 
Musk Says X Will Defy Demands of Brazilian Supreme Court 
Censura: Brasil prestes a juntar-se à Coreia do Norte na proibição de acesso ao X 
Elon Musk Is Investigated by Brazil’s Top Censor After Refusing To Comply With Censorship Demands

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-