segunda-feira, 8 de abril de 2024

Resposta Histórica: Cristo Redentor reflete uniforme dos 'Camisas Negras' do Vasco

Clube comemora neste domingo (7) o centenário da carta enviada pelo presidente José Augusto Prestes, marco do clube na luta contra o racismo no futebol

O Dia

No dia que celebra o centenário da Resposta Histórica, o Vasco da Gama realizou uma ação marcante no principal símbolo do Rio de Janeiro. No início da noite deste domingo (7), o clube divulgou fotos da parceria que projetou o uniforme utilizado pelos Camisas Negras no Cristo Redentor. 

O monumento expôs não só a camisa da equipe campeã carioca em 1923, com elenco formado por negros, pobres e operários, como também um selo em homenagem aos 100 anos da carta enviada pelo presidente José Augusto Prestes. Nela, o clube se recusou a participar de uma nova liga formada no futebol carioca com exigências de exclusão dos que não fossem brancos e de classes sociais privilegiadas.

"A Resposta Histórica nasceu nos campos de futebol, no Vasco, mas ela ultrapassou os limites da comunidade vascaína. Mais do que um manifesto, a Resposta Histórica enfrentou o debate sobre a importância de lutar e se posicionar contra o racismo. O centenário da Resposta Histórica propõe uma reflexão: apesar dos avanços da sociedade brasileira desde 1924, ainda estamos longe de extinguir, definitivamente, todas formas de preconceito, sejam elas raciais, socioeconômicas e culturais. Espero que nos próximos 100 anos, a Resposta Histórica seja a lembrança de um tempo que não existe mais", disse Pedrinho, presidente do Vasco.

O ex-jogador, ídolo e agora mandatário do Cruz-Maltino disse que a Resposta Histórica deve ser comemorada e afirmou que ela é o maior título da história do clube.

"Nasci e joguei no Vasco. Ganhei títulos, e agora, tenho a honra e responsabilidade de ser presidente. Vivi e vivo intensamente a história do clube. Porém, a maior conquista aconteceu fora de campo, em 1924, a Resposta Histórica. E somente o Cristo Redentor pela imponência de ser um patrimônio da humanidade (pela Unesco) poderia mostrar a real importância do centenário desse marco, por tudo que ele representa para a cidade, para o Brasil e para o mundo. Não posso deixar de agradecer a todos que viabilizaram a ideia que tivemos e que compreenderam a importância da mensagem", concluiu.

Título e Texto: Redação, O Dia, 7-4-2024, 21h30; fotos: Marcelo Wance/Vasco

Relacionados: 
+ Resposta Histórica: ato que marca luta do Vasco contra o preconceito completa 100 anos 
+ Léo, do Vasco, se emocionou ao ver carta da Resposta Histórica: 'Me senti respeitado'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-