terça-feira, 14 de maio de 2013

Fim da 7ª avaliação põe Portugal no "caminho certo" para sair do programa, defende Gaspar

OJE/Lusa

O ministro das Finanças disse, em Bruxelas, que a conclusão da sétima avaliação coloca Portugal no "caminho certo" para sair do programa de ajustamento em junho de 2014 e garantiu que o Governo continua determinado na sua concretização.
Os ministros das Finanças da Zona Euro (Eurogrupo) chegaram a um "acordo político" sobre a conclusão da sétima avaliação do programa de ajustamento português e o desembolso da oitava tranche da ajuda a Portugal será formalizado nas "próximas semanas", anunciou Vítor Gaspar, no final da reunião.
"A conclusão do sétimo exame regular coloca Portugal no caminho certo para assegurar a saída do programa, como previsto, em junho de 2014. Um tal resultado exige um bom entendimento entre Portugal e os seus credores oficiais e privados", disse o ministro, salientando que a ausência deste entendimento "estaria associada a graves perturbações e turbulência".
Vítor Gaspar reconheceu que a negociação em torno da sétima avaliação foi "talvez a mais difícil desde que Portugal ficou sem acesso a financiamento externo".
O ministro disse que durante a reunião foi questionado "sobre a determinação do Governo português em torno da execução do programa de ajustamento", tendo garantido que "essa determinação se mantém intacta".
Vítor Gaspar sublinhou ainda que o "consenso em torno das negociações internacionais" e a "unidade nessa matéria" são um "ativo negocial de grande importância".
Título e Texto: OJE/Lusa, 14-05-13, 08h43

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-