domingo, 19 de maio de 2013

Para onde vão os nossos bilhões?


Valdemar Habitzreuter
É instigante como o Brasil se deixa guiar por impulsos incontroláveis de megalomania para realizar projetos que só países desenvolvidos estariam aptos a realizar; e nem estes se lançam incondicionalmente a projetos que atestariam ou implicariam algum dano à sua população. Refiro-me aos projetos para construções e reformas de inúmeros estádios de futebol para a copa do mundo em 2014 e a construção da Vila Olímpica no Rio para os jogos olímpicos de 2016, a custos bilionários. Talvez, os opositores contestariam e diriam que o dinheiro vem da iniciativa privada. Pura falácia. O BNDES é o esteio de todos estes projetos, liberando dinheiro público, sim. O retorno desse dinheiro é uma incógnita. Pode ser vantajoso para alguns espertalhões, mas não para a parcela pobre da sociedade.
Não haveria celeuma alguma se o Brasil já tivesse conquistado o status de nação desenvolvida, sem as injustiças nuas e cruas que vilipendiam nossa sociedade. Há um desnível social gritante e desafiador a ser superado. Vemos funestos bolsões de pobreza espalhados nesta extensão continental que é o Brasil, e o governo, com artimanhas e discurso vazio, promete o fim da pobreza extrema. Mas, o que observamos não é bem isso. Os bilhões de reais de impostos arrecadados anualmente não são aplicados como deveriam ser. São malversados, sem planejamento sério e sem estabelecer prioridades.
Temos alguns projetos bem-intencionados que atualmente estão sendo executados como o PAC e “Minha casa, Minha vida” das quais o governo se ufana e que favorecem uma ínfima parcela da população, mas são ainda metas pífias em comparação ao destino que se dá ao grosso do dinheiro para outras finalidades que não a de dirimir a realidade dura de outros tantos milhões de brasileiros. A demagogia, infelizmente, é ainda a força motriz que orienta a consciência de nossos políticos, não têm consciência do dever a que foram chamados pela voz do povo. O que priorizam é o poder pelo poder e não o bem-estar da população como um todo.
Estamos assistindo, no presente, a euforia que está dominando os brasileiros pelos próximos eventos programados em nosso país. Teremos a copa das confederações, a copa do mundo e as olimpíadas. Eventos aos quais está voltada toda atenção nacional e internacional. Todos os olhos se voltam para o Brasil para assistir a grandeza desses espetáculos. E o governo esforça-se para fazer bonito. São megaeventos que exigiram projetos mirabolantes cuja previsão orçamentária inicial foi desprezada para agregar novos valores, elevando o custo das obras. Tem-se a sensação de que a prioridade do governo é dar pão e circo ao povo para aliviar os sofrimentos sem conta aos quais está submetido no dia a dia. Serão espetáculos fantásticos que induzem o povo a um verdadeiro delírio e, assim, fazer desaparecer as agruras da vida. O governo ciente dessa consciência coletiva investe pesado para que o povo se deleite com tudo isso, fazendo-o esquecer de sua real situação de penúria, que ainda atinge a maior parcela da população brasileira.
Estes eventos não são outra coisa que migalhas que soam espetaculares, mas, no fundo, representam apenas a ilusão de que ainda se vive. E o mais grave é ver que o governo, na figura de seus políticos, é ainda por cima idolatrado, aplaudido e reconduzido ao poder pela gratidão das migalhas. A massa deixa-se ainda hipnotizar pelo engodo do pão e circo.
Já paramos para pensar no custo que acarreta a construção e reforma dos doze estádios de futebol para a copa de 2014? É simplesmente estonteante os bilhões de reais que estão sendo enterrados nestas arenas para proporcionar panem et ciercences ao povo, querendo passar uma imagem de pujança e progresso. No entanto, estamos vivendo uma realidade de grandes desníveis sociais, com grandes desafios a enfrentar, tais como investir concretamente em saneamento básico, saúde, educação, acabar com a violência nas grandes cidades, etc, etc, etc. Mas, tudo isso parece ficar em segundo plano. O que se evidencia é uma mania de grandeza de querer deixar transparecer ao mundo que somos uma potência mundial, e disfarçar as disparidades no seio da nossa sociedade. Passa-se uma imagem distorcida da real situação brasileira, como se o gigante adormecido rugisse agora plenipotente e como se tudo transcorresse às mil maravilhas para o povo brasileiro.
Pergunto: a quem se destina a construção destes estádios gigantescos e vistosos? Aos pobres? Que benefícios, por exemplo, a arena de Manaus, orçada em mais de meio bilhão de reais, vai trazer às famílias ribeirinhas de Manaus que vivem numa miséria intolerante? Que benefícios os outros estádios trarão aos necessitados dos respectivos Estados? Que fazer deles depois da copa? Dos doze estádios, alguns, com certeza, terão um destino de abandono após a copa do mundo, e não se lamentará a montanha de dinheiro aí investido. Mas, a fome e a desgraça dos marginalizados continuará.

Estádio de Manaus
Antes de o Brasil se candidatar a sediar a copa do mundo e as olimpíadas tinha de ter feito sua lição de casa que é o bem-estar social da sofrida população brasileira, para depois, sim, mostrar ao mundo que o Brasil é um gigante que acordou e construiu uma sociedade justa. Mas, quantos brasileiros ainda sentem-se apátridas, pois são marginalizados e excluídos do processo desenvolvimentista! Nega-se a eles o essencial: educação, saúde e emprego. Ao invés de investir em espetáculos lúdicos desproporcionais ao perfil de nossa situação social e econômica, com frontal ultraje aos necessitados, muito mais razoável seria que implantássemos projetos para sanar de vez o infortúnio de tantos brasileiros. Por isso, a pergunta que não quer calar: nossos bilhões de reais de impostos, para onde vão?
Título e Texto: Valdemar Habitzreuter, 19-05-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-