domingo, 18 de maio de 2014

[Petição] Benefício fiscal aos contribuintes que queiram ajudar entidades cuidadoras de animais

Por que os contribuintes portugueses não podem ajudar entidades que cuidam de outros seres, que não humanos?


Os contribuintes portugueses podem destinar 0,5% do imposto anual a igrejas e entidades beneficientes, isto é, 0,5% do imposto devido ao Estado poderá, se o contribuinte desejar, ir para uma instituição.
A lei original contemplava só as igrejas. A Assembleia da República aprovou unanimemente o alargamento do benefício às instituições de assistência social, em maio de 2009.

“As entidades inscritas no registo de pessoas coletivas religiosas (RPCR) ao abrigo do disposto no Decreto-Lei n.º 134/2003, de 28 de junho, que queiram beneficiar dos donativos fiscalmente relevantes, as instituições particulares de solidariedade social e as pessoas coletivas de utilidade pública que prossigam fins de beneficência ou de assistência ou humanitários, que em qualquer dos casos, queiram beneficiar da consignação da quota equivalente a 0,5% do IRS liquidado aos sujeitos passivos deste imposto, nos termos dos n.ºs 3 a 6 do artigo 32.º da Lei n.º 16/2001, de 22 de junho (Lei da Liberdade Religiosa)… “

São 1 677 entidades beneficiárias segundo a listagem oficial do Portal das Finanças. A última é esta: Zenite Consultadoria Informática e Tecnologias de Informação Lda, do Porto (!?).
Na teia virtual achei isto.
Por favor, não me perguntem qual a solidariedade social, a beneficiência ou a assistência humanitária que esta última entidade presta e a quem, porque eu não faço a mínima ideia.

Dito isto, o que acha o leitor sobre a interdição ao cidadão de escolher uma organização que cuida de outros seres, que não humanos?
Por que é vedado ao cidadão destinar esse percentual do imposto devido, por exemplo, para uma União Zoófila que cuida de 500 animais, a maior parte maltratada e/ou abandonada por… humanos?

Entendemos que salvar e cuidar de animais abandonados, maltratados, doentes, idosos... é uma questão de humanidade, de caridade.
Portanto, deveriam estes abnegados também se 'beneficiarem' da opção legal para, assim, melhor enfrentar as elevadas despesas.

Petição criada:

Assine e divulgue!
Muito obrigado!

81 comentários:

  1. Jim,
    Acredito não ser vedado a nenhum português a ajuda a entidades que se propõem a cuidar de seres vivos não humanos em situação de penúria ou maus tratos. Pelo que entendi, apenas o governo português não quer estender os 0,5% do imposto a recolher para esse tipo de atendimento.

    Trata-se, pois, de uma política de governo e não uma proibição à tal ação por parte de quem quer que seja.

    Lembro-me de que, com a extrema miséria e fome que se sucedeu â 'revolução cultural' socialista maoísta na China, os pobres foram reclamar a Mao Tse Thung que a miséria era tanta que não conseguiam alimentar sequer seus cães.

    Mao então aproveitou a deixa e disse que, então, as pessoas os comessem e, para tanto, organizou um gigantesco churrasco em Pequim, do qual participou à cabeceira, onde se assou exclusivamente cães e dos quais ele comeu publicamente.

    Desde então, é comum ser visto em açougues da China, cães esfolados (e até gatos) à venda como alimento para um público consumidor ávido por carne.
    Francisco Vianna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amigo!
      Obrigado pelo seu comentário.
      Sim, efetivamente, o governo português não veda a nenhum cidadão ajudar as entidades que cuidam de animais. Quem quiser pode doar a sua fortuna.
      O que se pede é a extensão a essas entidades da opção de constarem na lista de organizações filantrópicas para as quais o contribuinte pode destinar 0,5% do imposto devido. Só isso. Noutras palavras o alargamento das entidades beneficiárias TAMBÉM às organizações que protegem os animais.
      Grande abraço./-
      Jim

      Excluir
  2. 32 leitores!

    Mas... por favor, depois de ler o artigo, assine a Petição.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Comentários na Petição:
    O Cão Que Fuma
    Somos um blogue. Apoiamos irrestritamente esta Petição. Boa Sorte!

    João Pedro
    Muito bem! Subscrevo sem reservas.

    José Gomes Jordão
    Neste mundo em que vivemos, a cada dia que passa amo mais os animais.

    Nelson Cirtoli
    Quem cuida dos animais cuida de si mesmo.

    Maria Lucilia Veludo Alves Pereira
    Ajudo animais pois esses quase ninguém ajuda pois como não falam, não fazem propaganda. Não ajudar animais é incivilizado…

    Joana Azenha Lopes de Castro
    APOIO 100% ESTA PETIÇÃO!!!BEM HAJAM!!!

    ResponderExcluir
  4. Agradecemos os compartilhamentos, os "Like", os "Gostos", as "Curtidas"... mas, por favor, ASSINE! Muito obrigado! :)

    ResponderExcluir
  5. 133 assinantes.
    Assine você também.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Um acto de justiça e civismo.

    ResponderExcluir
  7. Não quero que os meus impostos fomentem a indústria tauromáquica, muito menos sendo eu contra essa indústria, mas quero sim que as minhas contribuições ajudem a apoiar as associações de protecção aos animais abandonados e/ou errantes, porque eu sim, sou pelo Direito à Vida com Dignidade e Conforto.
    Mariana Costa Fagundes

    ResponderExcluir
  8. Concordo com tudo o que está escrito nesta petição, por isso assino. Não compreendo porque os contribuintes não podem escolher outras entidades sem ser humanos, os animais, também respiram e sofrem como nós.
    Susana C.

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente
    Ana A.

    ResponderExcluir
  10. Cada um deve ter a oportunidade de doar o dinheiro a quem quer e não a quem o Estado quer.
    João Alves

    ResponderExcluir
  11. Rosa Maria Afonso Pereira Brochado20 de maio de 2014 às 19:28

    "A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo." (Olympia Salete)

    ResponderExcluir
  12. Maria Fernanda Costa Mesquita Piorro20 de maio de 2014 às 23:00

    Sempre me pergunto se posso dar a uma instituição de animais os meus cinco por cento. Como não o posso fazer, está mais do que na hora de a lei ser mudada. Vamos ajudar as instituições, pois elas fazem um trabalho que compete às autarquias e câmaras.

    ResponderExcluir
  13. Os animais foram criados por Deus e merecem respeito e cuidados, já que não sabem se defender dos humanos.

    ResponderExcluir
  14. Exmo(a). Sr(a). Parabéns pela iniciativa. Gostaria apenas de reparar que a União Zoófila - Associação de protecção aos animais - acolhe 800 animais (600 cães e 200 gatos) e não, como é referido, 500. Não conta, como é esperado, com qualquer tipo de apoio público. Cumprimentos,
    Pedro Cardoso

    ResponderExcluir
  15. Agradecemos, de coração, os "Like", "Curtir", "Gosto", "J'aime"... nas páginas do Facebook. Mas, por favor, assine a Petição Pública
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Daniela Sofia Fernandes dos Santos23 de maio de 2014 às 23:14

    Não sejam picuinhas e expandam as vossas mentes aí na Assembleia da República. Qualquer sociedade medianamente civilizada na actualidade dá protecção aos animais, especialmente aqueles que por calharem nas mãos de mentes tacanhas, são abandonados e maltratados! Assino com prazer.
    Daniela

    ResponderExcluir
  17. Ainda este ano quando fiz o IRS coloquei esta questão. Para mim faz todo o sentido que associações de animais que não tem quase ajudas nenhuma do estado possam receber este pequeno donativo.

    ResponderExcluir
  18. Cátia Liliana Santos da Rocha24 de maio de 2014 às 13:57

    Meu dinheiro, MINHA escolha.

    ResponderExcluir
  19. É nojento ver os Humanos Tratando com desprezo,os ANIMAIS,que merecem o nosso respeito e consideração,além de um Grande AMOR!!! Temos que mobilizar as Consciências!!!

    ResponderExcluir
  20. Já somos mais de 2 000 assinantes. Obrigado!

    ResponderExcluir
  21. Neste link tem um cartazete (folha A4) que apela para a nossa Petição.
    Pode baixar com segurança e, se puder e quiser 'espalhar' por veterinários, canis... e quaisquer outros locais que bem entender... será ótimo!

    Petição Pública

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Patrícia Glória De facto, se é possível ao cidadão contribuir com ajudas / donativos a instituições de solidariedade social, não se entende que numa sociedade dita moderna e avançada se olhe apenas para os humanos, esquecendo a carência das outras espécies que muito pouco são protegidas pela lei. Ao menos que seja dada ao cidadão a faculdade de poder contribuir, nem que seja pelo menos uma vez por ano, com esta consignação de imposto, para as instituições que ajudam, protegem e cuidam os animais que, como se diz e muito bem no texto da petição, foram mal tratados e negligenciados por humanos sem escrúpulos e sem valores...

    ResponderExcluir
  23. Vídeo para ajudar na divulgação:
    http://youtu.be/wMbR-XlaKUg

    ResponderExcluir
  24. 100% de acordo! Acho que devemos ter a liberdade de escolher se queremos ajudar animais... já que o Estado não ajuda!

    ResponderExcluir
  25. Se as organizações (que se beneficiarão desta lei) apoiassem e divulgassem esta Petição, já seriam mais de dez mil assinantes. Com certeza!

    ResponderExcluir
  26. Já que me obrigam a pagar, ao menos que o dinheiro vá para onde eu quero.

    ResponderExcluir
  27. Acho uma ótima ideia...mais uma forma de poder ajudar os animais...

    ResponderExcluir
  28. Deveria haver apoio para quem ajuda instituições animais e as despesas com veterinário e vacinação de animais deveriam ser aceites para dedução fiscal.

    ResponderExcluir
  29. Concordo com os princípios desta petição e por isso vou recomendar a todos os meus contactos.

    ResponderExcluir
  30. 3 943 apoiantes!
    Por favor, compartilhe e divulgue.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  31. Mensagem encaminhada a cada um dos integrantes da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (40 parlamentares):

    Assunto: Petição nº 406/XII/3ª
    Excelentíssimo Senhor Deputado (nome),
    Excelentíssima Senhora Deputada (nome),

    Respeitosas saudações.

    Como amante dos animais e sensível aos seus sofrimentos, agiganta-se aos meus olhos o trabalho desenvolvido por todos aqueles que cuidam deles e os protegem.

    E por isso defendo e peço que seja extensivo às entidades cuidadoras de animais o benefício fiscal consagrado nos números 4 a 6 do artigo 32 da Lei nº 16/2001, de 22 de junho.

    Por oportuno, informo Vossa Excelência que a Petição “Por que os contribuintes portugueses não podem ajudar entidades que cuidam de outros seres, que não humanos?” registra no momento 4 020 assinaturas.

    Bem Haja!

    bmsp

    Petição Pública

    ResponderExcluir
  32. Um cão, nunca nos abandona, se parte, é porque tem motivo para isso. Não abandonem os animais.

    ResponderExcluir
  33. Quem cuida e paga as despesas para o bem-estar do animal deverá poder descontar nos impostos, porque lamentavelmente não existe lei que os proteja, espero que rapidamente a Assembleia da República se interesse pela protecção dos ANIMAIS, a exemplo do que acontece nos países evoluídos.
    Obrigada.
    Maria Botelho Lourenço

    ResponderExcluir
  34. Vamos olhar mais, com olhos de ver, para estes seres que têm ou deveriam ter, dignidade de viver.

    ResponderExcluir
  35. Obrigada às 4197 pessoas que disponibilizaram a assinatura. Só tenho pena de não termos ainda conseguido chegar mais longe.
    Onde estão as grandes instituições dos animais para apoiar e divulgar esta causa tão justa?
    Continuem a partilhar, por favor.
    Obrigado!
    Kalua Esperança

    ResponderExcluir
  36. Façamos qualquer coisa por aqueles que não têm voz para lutar pelos seus direitos!!

    ResponderExcluir
  37. Sem dúvida que estes nossos amigos merecem a nossa atenção, o nosso carinho, a nossa contribuição...

    ResponderExcluir
  38. É mais do que certa a finalidade desta petição.

    ResponderExcluir
  39. Que se consiga o objetivo, há muitos anos que tenho esse desejo.

    ResponderExcluir
  40. A união faz a força, todos juntos vamos conseguir!

    ResponderExcluir
  41. Infelizmente somos um país onde o respeito pelos ditos seres não humanos é comum, espero que se chegue ao máximo de assinaturas. Eu própria tenho a meu encargo animais abandonados, tratamentos, tenho que pedir a uma entidade inglesa para me ajudar, o que é inconcebível, vou partilhar o máximo que puder.

    ResponderExcluir
  42. 5 178 apoiantes!

    Audição na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração (Assembleia da República) no dia 23 de outubro, quinta-feira, 14h30.
    Vamos nessa!

    ResponderExcluir
  43. No site da Associaçao Bianca que cuida dos animais abandonados de Sesimbra li um apelo para lhes consignarmos os 0,5 % do IRS (procurava nomes de associações de protecçao animal) mas nao consegui encontrar o nome da mesma na lista do Portal das Finanças onde constam das associações e entidades que podem o receber.
    Nao estou a par deste assunto mas sei que, por exemplo, em Italia pode-se doar livremente a qualquer associação onlus sem distinção.Sera' que a Lei ja' mudou entretanto e ja é possivel faze-lo tambem em Portugal? Porque é que entao nao constam nomes de associações de proteção animal na lista?Sera´ que são as associações que nao se inscrevem?Obrigada.Assino a petição e divulgo.Cristina Luis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cristina.
      Como certamente você já pôde verificar, a nossa petição solicita exatamente a extensão do benefício fiscal (os 0,5% do IRS devido) às entidades protetoras e cuidadoras de animais.

      Excluir
  44. Vivian Kelly Oliveira Beltrão18 de janeiro de 2015 às 18:16

    Meu coração é animal, minha causa é animal.

    ResponderExcluir
  45. CM Porto: evoluam mentalmente, estamos no século XXI, não no século II a.C.
    EU TENHO VERGONHA DESTA CIDADE ESTAR EM PORTUGAL
    Maria José Espada

    ResponderExcluir
  46. Senhor Presidente da Câmara do Porto, o canil do Porto tem de ser transformado num local que honre a lei aprovada no passado ano e os animais têm de ser guardados e estimados e não abatidos de forma bárbara e estarem à fome e ao frio.

    Esse veterinário que é responsável pelo Sírio, deve ser penalizado e impedido de exercer veterinária. Caso o caso seja negligenciado o senhor presidente estará a pactuar com as situações lá praticadas.

    ResponderExcluir
  47. Queremos ter a liberdade de poder ajudar seres não humanos se assim o desejarmos!!!

    ResponderExcluir

  48. Sou Portuguesa residente no Brasil, RNE W469695i do DPF/Niterói, RJ

    ResponderExcluir
  49. Por favor, compartilhe nas redes sociais, envie por e-mail, informe, avise...

    Passe adiante... por fax, por sinais de fumaça, toque tambor e cornetas, mande um telex ou um telegrama, mande carta via correios, dilgência...
    Vamos para o 5 500 apoiantes!

    Vale também, muito, agradecer ao deputado António Gameiro, relator da nossa Petição, que está agora nas mãos da presidente da Assembleia da República…

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  50. Faltam 88 assinaturas para chegar às 5 500!

    ResponderExcluir
  51. As associações protectoras de animais são tanto associações humanitárias como qualquer outra.

    ResponderExcluir
  52. 5 493 assinaturas. Ainda sem notícias da Assembleia da República...

    ResponderExcluir
  53. 5 795 apoiantes!
    Petição aprovada na Comissão, por unanimidade!
    Só falta o Governo legislar. Nem mesmo com o PAN de braços dados com o governo, o decreto-lei sai!
    Impressionante! Para não dizer outra coisa!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-