terça-feira, 9 de setembro de 2014

Se você fosse suíço…

José Manuel

Já foi decretado o embargo de outros vinte e três milhões de dólares em doze contas ligadas ao ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. A Suíça abriu processo penal contra ele por lavagem de dinheiro. Em coletiva de imprensa, o presidente da Suíça, Didier Burkhalter, afirmou que as investigações sobre o caso vão continuar, independentemente das considerações políticas e eleitorais no Brasil que o caso possa ter: “Na Suíça há uma lei e se cumpre”.


Esta frase foi dita pelo presidente da Suíça, sobre o embargo e processo de lavagem de dinheiro, contra um funcionário da Petrobras acima descrito.
Vinte e três milhões de dólares, até agora!
Isso representa, trocado em miúdos, uma quantia próxima dos cinquenta e cinco milhões de reais.

Duas coisas ficam imediatamente muito claras para nós cidadãos deste país e ao mesmo tempo participantes de um fundo de pensão como o depenado AERUS:

A primeira, é a de que talvez não tenha valido a pena trabalhar limpo e decentemente durante toda a nossa vida. 

A segunda é ainda pior, pois a simples menção de que se existe uma lei e o país deles a cumpre, para nós fica cada vez mais claro, que aqui as leis existem não para serem cumpridas, pois nós somos o exemplo vivo e morto dessa falta de responsabilidade para com o descumprimento dessa lei.

A nós, cidadãos do fundo AERUS, foi concedido um julgamento decente pela 14ª Vara Federal que julgou procedente que fossemos indenizados na totalidade pelos erros cometidos pelo governo. Foi em 12 de julho de 2012, ou para melhor lembrar, há 2 anos, 1 mês e 26 dias.

Você, cidadão vencedor na justiça, recebeu algo até hoje? A RESPOSTA É NÃO.


Dentro deste processo da 14ª vara federal, o mesmo juiz nos concedeu uma figura jurídica chamada " antecipação de tutela ", que é concedida quando existe perigo de perda de vidas, pela demora na tramitação do processo, e que tem que ser paga imediatamente, exatamente para que não aconteçam óbitos como vem acontecendo. Significa o retorno imediato dos proventos até que se configure o " trânsito em julgado" da ação propriamente dita.
Você, cidadão vencedor na justiça e aquinhoado por um antecipação de tutela, recebeu algo até hoje? A RESPOSTA É NÃO.

No dia  12 de março de 2014, a Varig foi vencedora no Supremo Federal em uma ação de defasagem tarifária, em que parte do montante a que terá direito tem por força de contrato que ser repassado ao AERUS, para que haja a normalização dos pagamentos aos participantes e beneficiários.
Isto foi há 5 meses e 27 dias.
Você, cidadão que será beneficiário dessa ação, recebeu algo até à presente data?
A RESPOSTA É NÃO.

Pois é, se você fosse suíço, já teria recebido tudo desde que a sentença foi promulgada.
Se você fosse suíço, nunca teria o dissabor de ver aqueles que o governam terem tantos casos de corrupção abertamente como se o "terreiro" fosse deles.
Se você fosse suíço, já estaria na luta há muito tempo e até ao esgotamento e no grito, até que o seu dinheiro fosse pago, porque é isso que os suíços fazem quando algo está errado por lá.

Se você fosse suíço não ouviria do governo a frase de que não tem dinheiro para pagar o seu AERUS enquanto R$ 55 milhões e aí incluído o seu dinheiro foram parar no bolso de bandidos que você paga para serem funcionários públicos. 

Mas você não é suíço, você é brasileiro e ficou comodamente sentado assistindo aos jogos da Copa enquanto eles roubavam.

Você continua sendo brasileiro, agora preocupado com quem vai vencer a eleição, se vai para o segundo turno, se fica no primeiro, enquanto eles continuam roubando-o e os seus colegas continuam morrendo à média de um por semana. Cidadania não é exatamente isso.
Você é brasileiro quando não faz valer a lei que o protege, a lei que declara que você é um vencedor.

A hora de tirar a "amarelinha"  do corpo, a bandeirinha do carro, já passou há muito tempo e, passar a ser mais suíço nas lutas pelos direitos conquistados, não  é um dever mas, cada vez mais, uma obrigação.
Título e Texto: José Manuel, ex-tripulante Varig, 09-09-2014

Relacionados:

8 comentários:

  1. Parabéns Jose Manoel, você disse tudo quanto ao comodismo da maioria dos nossos amigos(as).Eu e minha Esposa sempre apoiamos as manifestações e em muitas delas vestimos a Camisa da Varig e junto com poucos guerreiros mostramos a nossa cara, objetivando que seja cumprida a Decisão da Justiça. O Editor Jim Pereira é incansável na divulgação das matérias e esperamos que num futuro próximo possamos copiar os Suíços.

    Nelson Schuler

    ResponderExcluir
  2. Por favor, estamos com sérios problemas; A comissão nacional da verdade. ( o roto rindo do esfarrapado)
    E agora a torcida do Grêmio
    O Grêmio foi punido com a exclusão da Copa do Brasil em julgamento no STJD
    Por favor, me poupem de mais problemas...
    janda.

    ResponderExcluir
  3. MAS A MULHER NÃO SABIA DE NADA !!! Fala sério!!! KKKKKKkkkkkkkkk

    Cmte. GOES

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente o Brasil não é a Suíça. O Brasil é um país onde as leis
    pululam, mas pouco representam para oferecer uma justiça satisfatória,
    parece que não servem para normatizar a eficácia democrática para que
    o povo se sinta protegido.
    Valdemar Habitzreuter

    ResponderExcluir
  5. Para reacreditar no brasil creio que somente "derrubando" e impondo uma "lei marcial"...Eliminando todos os "podres" do sistema... RADICALMENTE...
    O problema é: QUEM pode liderar um movimento desta grandeza? A meu ver, apenas os militares que tem poder "persuasivo" através do controle de seu arsenal e comando de milhares de homens com rígida hierarquia e obediência.
    Os atos e palavras praticadas pelos atuais "donos do poder" não dão uma clara perspectiva de como será o brasil nas próximas décadas...Sim...., com letras minúsculas...Com liderança exclusiva entre os mais corruptos do Mundo...
    Vontade tenho de por em prática o exercício "del paredón"..., Minha esperança para eliminar o mal pela raiz, ainda, (sei perfeitamente que não é o melhor caminho)está nas mãos dos militares...Porque, através do voto, não vejo garantia alguma...; o sistema é totalmente "controlado" pelos "donos do poder"...através da interferência DIRETA na elaboração da contagem dos votos... A corrupção está tão impregnada no sistema que apenas nos permite visualizar, contudo nos impede de controlar a contagem dos votos...
    Tenho certeza apenas de que tudo farão para se manter, eternamente, no PODER...
    São todos "farinha do mesmo saco"...
    Precisamos dar um BASTA! Abaixo a CORRUPÇÃO... Cadeia e punição exemplar a todos envolvidos nos escândalos por "elles" PraTicados... E que devolvam a "grana" roubada através do confisco de bens...
    Saudações a todos amigos e participantes do "O cão que fuma..."
    [ ]´s a todos e, em especial ao Jim, o senhorio da "casa".

    Amilton Correa (aposentado Varig - Aerus)

    ResponderExcluir
  6. Brasileiros X Estrangeiros , um grande dilema que permeia a mente humana; parecer-se ou não com determinado povo do globo terrestre . É um anseio natural de todos nós .

    Cada habitante em seu respectivo país tem características próprias , umas boas outras nem tanto . Seria desejável que os brasileiros tivessem a postura dos suíços , quem sabe japoneses ou , se possível , a tecnologia dos alemães . Tudo funcionaria bem melhor . Pelo outro lado , aqueles povos desenvolvidos gostariam de ter o carisma anfitrião , a alegria do samba , possuir a amabilidade e simpatia no contato interpessoal e servir ao próximo .
    Deve ser utopia , uma vez que cada universo de pessoas dentro das suas respectivas nações de origem tem algo comum construído ao longo dos séculos : a cultura local .
    A maneira como proceder, o gosto musical, as preferencias individuais , a vida cotidiana , quando num contexto global dentro da terra natal , transparece um panorama específico .
    É bobagem arrumar as malas e ir morar na suíça , ou se preferir na suécia - onde os parlamentares dormem em sofás num quartinho 3 X 4 e trabalham a serviço da pátria . Mas isso é lá , é outra cultura . E não se transforma a cultura local da noite para o dia . Requer décadas de estudo , novo condicionamento rumo à evolução . Nós , brasileiros patriotas no berço e na alma temos que lutar para transformar as coisas dentro da própria casa , a começar primeiro por sí. É inútil , a tentativa de corrigir alguém além da própria pessoa . Mudando , o mundo se transformará . O primeiro passo é o nosso. (Opinião de cunho pessoal , não devendo conflitar com qualquer outra).

    Sidnei Oliveira
    Assistido Aerus - Aprus - Rio

    ResponderExcluir
  7. Ou "SE MUDA O BRASIL" ou "MUDA-SE do Brasil"

    ResponderExcluir
  8. Jonathas Filho
    Meu caro guru e amigo Jose Manuel, parabéns. Falando em suíços... haja espaço; não é só isso pois, Pindorama é um queijo suíço com buracos e brechas por todos os lados nesse oceano de lama.
    Quanto ao que o kirido Sidnei Oliveira escreveu, há uma certeza de podermos transformar a utopia citada, em realidade. Bastará tão somente, fazermos como no Filme "O Rato Que Ruge" e declararmos guerra à Suécia ou à Noruega ou à Dinamarca ou ao Canadá e um segundo após, apresentarmos a nossa rendição incondicional. Aos vencedores, o ônus de ADMINISTRAR a terra conquistada; no caso... a terra brasilis. Há tanto que se mudar que com certeza precisamos ser re-colonizados e termos, goela abaixo enfiadas, a Educação e o uso dela, a Justiça e o respeito nela, a Cidadania e o usufruto dela. Com certeza, mudaremos e seremos, "who knows?" uma NAÇÃO? Jonathas Filho

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-