sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Se queimar ônibus é um ato legítimo pelo “direito humano ao transporte”, então queimar a sede da Carta Capital é a legítima luta por liberdade de expressão?

Roger Roberto


Obviamente não. Não mesmo. Contudo, isso não impediu que a Carta Capital lançasse uma matéria alegando que queimar ônibus é um ato justificável na luta pelo “direito humano ao transporte”.

Se observarmos rapidamente, de imediato percebe-se uma incoerência lógica muito simples aí, que é o simples fato de que um ônibus queimado equivale a um ônibus a menos, e assim sendo quem queima ônibus está, de forma deliberada, tirando o direito de outras pessoas ao transporte. Contudo, ainda que observemos do ponto de vista simbólico em si, queimar um ônibus não ajuda em absolutamente nada na luta pelo suposto direito ao transporte.

Com toda certeza, a Carta Capital está de sacanagem. Uma matéria como essa tem como única finalidade proteger seus pupilos, aqueles vândalos do MPL que não fazem outra coisa senão gerar atraso. Alegar que queimar ônibus realmente ajuda a resolver o problema é o mesmo que dizer que, queimando a sede da Carta Capital, estaríamos ajudando a lutar por liberdade de expressão, quando na prática é justamente o contrário, obviamente.

Assim como queimar a sede de um jornal é um ato contrário ao direito a liberdade de expressão, pois ao fazer isso estaria-se justamente violando e limitando a expressão de alguma ou de algumas pessoas, queimar ônibus surte efeito evidentemente contrário ao “direito ao transporte público”.

Tudo isso, no fim das contas, é irrelevante. A seção da Carta que publicou a matéria se chama “Justificando”, e a finalidade é claramente a de passar a mão na cabeça e sustentar seus comportamentos execráveis. Quem queima ônibus está fazendo qualquer outra coisa, menos resolver um problema. Ao contrário, aliás, queimar ônibus causa problemas, gera transtornos, cria despesas e, na prática, aumenta o custo médio das passagens. Queimar ônibus é um ato de quem odeia o povo e quer mais é que ele se exploda, é coisa de quem está a fim de atrapalhar o cidadão para empurrar suas bandeiras goela abaixo.
Título, Imagem e Texto: Roger Roberto, Ceticismo Político, 13-1-2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-