sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vietnã: sua culinária e estilo de vida


Otacílio Guimarães
K.,
Naomi descobriu este vídeo sobre a culinária vietnamita (ela está sempre pesquisando sobre a culinária oriental) e eu fiquei realmente fascinado. Eu estive no Vietnam e conheci um pouco de sua cultura, o estilo de vida do seu povo que muito admirei, e sua culinária, é claro. Diante do que vi posso afirmar que deve ser a culinária mais diversificada do mundo. Eles comem de tudo e sabem como preparar. Você já imaginou um prato preparado com pênis e testículos de porco? Ou um ovo cozido com o pinto dentro quase por nascer? Ou tomar uma aguardente feita de arroz com sangue de serpente e o coração da mesma enfeitando a taça como se fosse uma cereja, tudo isto preparado na mesa de um elegante restaurante? Pois eu vi tudo isto em Saigon (hoje Ho Chi Min) e Hanoi, a capital do Vietnã. Algumas dessas coisas eu experimentei, outras eu apenas olhei curiosamente. Não tive estômago para comer pênis e testículos de porco.  

Mas, no que se refere a peixes e mariscos, eu não dispensei. Os vietnamitas são mestres no preparo de peixes e mariscos, uma de suas principais fontes de alimentação, além do arroz. E este vídeo, cujas imagens falam por si, dá uma boa idéia de como vive o povo vietnamita. É um filme muito bem feito, com imagens lindas daquele país que tanto admiro. O povo vietnamita é alegre, expansivo, trabalhador e humilde, embora conserve em seu íntimo um grande sentimento de dignidade humana. Talvez por isto nenhum país conseguiu conquistar o Vietnam e eles expulsaram de lá todos os que tentaram, inclusive os franceses e norte-americanos. Veja este filme e depois comente.
(Vídeo retirado do Youtube)

Abraço carinhoso,
Otacílio Guimarães

Oi, Otacílio,
Achei muito interessante esta diversidade ao mesmo tempo que bastante exótico pro meu estômago.
Acho que não comeria metade das coisas apresentadas no vídeo.
O peixe e o camarão ainda vão, mas o resto, não dá não.
Ainda prefiro o meu arroz com feijão, um churrasco e uma farofinha que há anos não como.
Se um dia conseguir gostar de verduras acho que deixo a carne de lado.
Me deu dó da tartaruga…
Abraços,
K.

K.,
Eu passei um mês viajando pelo Vietnam. Comecei por Saigon e subi até Hanoi, a capital. Apesar do sistema comunista ainda em vigor, não tive nenhuma dificuldade em viajar pelo país e nenhum agente secreto pensou que eu fosse um espião.

O Vietnam seguiu os passos da China. Mantém o sistema político fechado e abriu a economia ao capitalismo. O único negócio que não deu certo no Vietnam foi o McDonald por causa da culinária local. É riquíssima, variadíssima, muitas vezes saborosíssima, outras, repugnante, mas sem sombra de dúvida, uma das mais importantes do planeta. Culinária é arte, você sabe.

Além do mais, o que enriqueceu a culinária vietnamita foi a necessidade. Assim como a China, o Vietnam é um país que sempre foi motivo de cobiça e sempre foi invadido por outros países. A cada invasão, o povo tinha que se virar para sobreviver. Nestas circunstâncias, qualquer coisa serve para comer. O importante é que eles aprenderam a fazer de coisas repugnantes pratos atrativos e agradáveis ao paladar. E o segredo deles é o tempero e a forma de preparar os alimentos. Em frutos do mar são inigualáveis, assim como no uso de ervas e frutos nativos. Eu só não consegui comer no Vietnam o pênis e os testículos de porco, o ovo com o pinto por nascer e tomar o vinho com o sangue de serpente com a taça enfeitada com o coração da cobra. Tudo o mais eu comi e achei delicioso.

O que mais me fascinou nos vietnamitas foi o seu estilo de vida muito simples, sua alegria natural e expansiva e seu idioma extremamente engraçado. Além de seu amor pelo trabalho. No Vietnam todos trabalham, até as crianças, e sentem alegria nisso. O trabalho para eles é diversão e fonte de prazer. Riem o tempo todo. E as mulheres, em sua maioria, são muito bonitas.

Saigon, hoje denominada Ho Chin Mim, é uma cidade ocidentalizada pois sofreu a influência da ocupação francesa e depois norte-americana. É uma cidade organizada, com belas avenidas e jardins, muito limpa, sem mendigos e quase nenhuma criminalidade. O mercado popular de Saigon é algo para são se esquecer nunca. Deve ser a cidade onde existe o maior número de motocicletas do planeta.

Veja este vídeo sobre Saigon. Eu espero voltar lá um dia, pois é uma das cidades que mais me impressionou.

(Conta do Youtube encerrada)

Grande abraço,
Título e Texto: Otacílio Guimarães, 17-08-2012
Atualizado em 21-03-2014

Um comentário:

  1. Pelo jeito, a culinária bizarra daquele país é a diversidade da porcaria.


    Na verdade, o Vietnã FOI CONQUISTADO pelo Império Francês e depois pela União Soviética --- começando pelo Norte Comunista, que invadiu o Sul, que pediu ajuda aos EUA, que venceu todas as batalhas mas perdeu a guerra do povo americano contra os próprios políticos de Washington.


    Um exemplo típico do que se ensina aos nossos jovens nas escolas hoje em dia:

    o livro didático colegial “Nova História Crítica” de Mario Schmidt, ESCONDE INÚMEROS FATOS COMO ESSES:


    Que o tirano Ho Chi Minh foi o ditador stalinista vitalício do Vietnã do Norte por 24 anos; que matou milhares de trotskistas e outros dissidentes esquerdistas; que prendeu e torturou poetas que denunciavam a miséria do povo imposta por seu regime; que invadiu o Vietnã do Sul provocando uma guerra (depois que 200 mil norte-vietnamitas fugiram para o Sul ) que ordenou a chacina da população da cidade de Hué e que mandou centenas de milhares de civis á morte em campos de concentração.


    Nem se diz que ele chegou ao poder.


    O povo vietnamita sempre foi derrotado e escravizado --- principalmente por seus próprios governantes.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-