quinta-feira, 18 de abril de 2019

[Daqui e Dali] Resvalando para o abismo

Humberto Pinho da Silva

Como aconteceu no antigo Israel, também surgem no nosso tempo, na mass-media, “profetas” alertando para o abismo para o qual a sociedade atual está a resvalar.

Mas, se outrora os judeus não os ouviam, também nós cerramos os ouvidos aos avisos dos articulistas, comentaristas e ministros de Deus, que clamam, como antigos arautos, a urgente necessidade de mudarmos de caminho.

Andamos, todos, mergulhados em profundo sono, cujos sonhos nos iludem e narcotizam.

Levam-nos a acreditar que a educação e a técnica – enfim, o progresso – por si só ou simples sortilégio, de varinha de condão, resolverá todos os problemas que nos afligem.

Mas não resolvem… Se resolvessem, os consultórios dos psiquiatras e psicólogos não estariam a transbordar de doentes…

Nunca, como nos dias atuais, a população sofreu tanto de psicoses estranhas, nem consumia tantos narcóticos e ansiolíticos.

E, lentamente, a coletividade vai esboroando-se: lares desagregam-se; a violência doméstica recrudesce; os adolescentes revoltam-se contra os pais e professores; e a democracia, em certos lugares, tornou-se vergonhosa hipocrisia.

A honestidade já não é virtude, e a corrupção prospera sem cessar… Só se busca obter dinheiro fácil!

A Literatura, a Arte, o Cinema e a Internet, encontram-se infestados de textos e imagens perversas. Eles sabem que há prazer mórbido em tudo que degrade o homem. E para aumentarem vendas e audiências, os jornais e a TV apresentam temas que embotam a mente e corrompem o espírito.

Todo o agricultor conhece que só se colhe o que se semeia. Se semeamos joio não podemos colher trigo.

Se inculcamos na mente juvenil imagens degradante de violência, ódio e sexo, como podemos colher paz, harmonia e sossego?

Se a Família estiver doente – como está – toda a sociedade ficará doente.

Se não conseguirmos mudar o modo de vida, teremos, sem dúvida, mais injustiças, ódios violências e mortes…

Se ainda almejamos salvar a civilização tal como a conhecemos, é urgente que todos nós, mudemos os nossos hábitos e o modo de pensar; que os pais eduquem, devidamente, os filhos; os professores sejam respeitados e se façam respeitar; os políticos sejam honestos; e os sacerdotes estejam sempre, ao serviço de Deus e dos homens.
Se não, caminharemos para o abismo, para o declínio, para o fim…
Título e Texto: Humberto Pinho da Silva

Anteriores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-