sábado, 27 de abril de 2019

[Pernoitar, comer e beber fora] Café Almada, Porto

Naquele tempo, década de 60 do século passado, era costume ir estudar (ou fazer os deveres de casa) nos cafés. Chegava-se cedo, tipo 14h, pedia-se uma bica (a minha com cheirinho) e ficava-se até ao anoitecer.


Nem todos os cafés permitiam essa prática, mas eram poucos.

Pois bem, o primeiro café que eu frequentei, para “estudar”, foi o Café Almada, na Rua do Dr. Ricardo Jorge, nº 74, esquina com a Rua do Almada.


Posteriormente, me mudei para o Café Apolo, mais abaixo, também fazendo esquina com a Rua do Almada.

E depois para o Café Garça Real, na Rua do Bonjardim.

Naquele tempo, relembremos, só havia o rádio. A TV funcionava das 18h até às 23h/24h. O telefone era para poucos.

Quando estive no Porto, em dezembro de 2017, passei por esses três locais. E no Café Almada fizemos um tempinho lá, antes de ir jantar no Le Chien qui fume. Nessa noite, o café estava cheio, tomei um vinho do Porto, e me chamou a atenção que servia “Picanha à brasileira”.

Dezesseis meses depois volto ao Café Almada, desta feita para almoçar. Estava lotado, mas encontramos dois (únicos) lugares ao balcão.

Um menu pequeno de pratos do dia. O que eu acho ótimo: melhor poucos, saborosos, do que uma centena, sem gosto. Não me lembro quais eram os pratos desse dia, tampouco tiramos fotos. 

Alheira frita com ovo, arroz e batatas fritas, foi o que pedimos. Muito gostoso. Preço do prato: 4 dinheirinhos! Pagamos no total, por um cálice de vinho do Porto, dois pratos, uma lata de Coca-Cola e um jarrinho de vinho: € 13,40. Um absurdo, né não? 😉

Relação custo x benefício para lá de ótimo!

Tanto o jovem DT, como eu, se e quando voltarmos ao Porto, lá iremos, com certeza!

Anteriores:

Um comentário:

  1. Generoso leitor, olha só, por favor, não se avexe em nos enviar a sua colaboração. Não importa a latitude ou a longitude do local que você pode nos privilegiar com a sua opinião, mande para: caoquefuma@gmail.com
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-