quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Chumbo na asa

A companhia aérea Lufthansa anunciou que neste inverno será obrigada a fazer mais de 18 000 voos vazios, sem passageiros. A razão? As regras europeias que obrigam as companhias a efetuar 50% de seus voos a fim de conservar os seus slots aeroportuários.* O objetivo da EU é impedir as companhias de reservar slots – sobretudo os mais solicitados no início e fim do dia – não para os utilizar, mas para impedir a utilização pelas concorrentes.

Antes da pandemia, a regra obrigava a utilizar 80% dos slots, mas esse valor baixou para 50% para compensar as dificuldades da retomada pós pandemia. Assim, a Lufthansa é obrigada a assegurar as ligações de seus destinos, mesmo que ninguém os utilize. O PDG da companhia, Carten Spohr, está consciente do absurdo, qualificando essas ligações de “voos inúteis” numa entrevista ao Franfurter Allgemeine Zeitung.

Michael O’Leary, PDG da companhia irlandesa low cost Ryanair ripostou, irônico, dizendo que a solução era simples: a Luthansa deveria vender os assentos dos seus voos por menor preço e recompensar os consumidores europeus que financiaram 12 bilhões de euros que a companhia e suas filiais receberam do Estado.

Além deste contrassenso econômico há uma contradição flagrante com a política ecológica da União Europeia, cujo projeto “Fit for 55” visa a uma redução das emissões de CO2  de 55% até 2030.

Resumindo, as regras europeias prejudicam o setor aéreo, custam caro aos contribuintes e sabotam o programa ambiental europeu.

Título e Texto: Michel Baratte, CAUSEUR, nº 98, fevereiro 2022; Tradução: JP

* Podemos definir slot como o horário de chegada e partida disponível ou autorizado para a realização de um voo, considerando o horário de calços dentro (para chegada) ou calços fora (para partida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-