sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Bolsonaro e Orbán falam sobre liberdade religiosa, soberania e família

Presidente brasileiro foi à Hungria e se encontrou com o primeiro-ministro Viktor Orbán

Afonso Marangoni

O Itamaraty divulgou nesta quinta-feira, 17, um balanço da visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Hungria. Como noticiado por Oeste, o chefe do Executivo brasileiro se encontrou com autoridades locais, especialmente com o primeiro-ministro Viktor Orbán.

Foto: Alan Santos/PR

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os mandatários húngaros reconheceram que as relações do país com o Brasil foram alçadas a novo patamar político nos últimos três anos.

“Os mandatários húngaros e brasileiro reforçaram seu compromisso com a defesa da família, da liberdade religiosa, da liberdade econômica e da soberania das nações”, diz o comunicado.

Durante a visita também foram firmados Memorandos de Entendimento sobre gestão de recursos hídricos e saneamento, ajuda humanitária a cristãos perseguidos e cooperação em matéria de defesa.

Desde 2019, a Hungria apoia os esforços do Brasil de entrar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), processo iniciado em janeiro deste ano.

Bolsonaro e Orbán reconheceram que a convergência bilateral rende proveitosos frutos nas agendas birregional e internacional, com destaque para as vantagens do acordo Mercosul-União Europeia, que ainda não foi efetivado.

Os líderes dos dois países comemoram o fato de a Hungria ter sido o primeiro país da Europa Central a adquirir cargueiros militares da brasileira Embraer.

“Essa transação, concordaram, reflete o ambiente de confiança mútua e o amadurecimento do relacionamento bilateral.”

Bolsonaro deixou Budapeste, capital da Hungria, na noite desta quinta-feira – 17h no horário de Brasília – rumo ao Brasil e assim encerra sua viagem por dois países do leste europeu. Além da Hungria, ele visitou a Rússia.

O voo do presidente seguirá direto para o Rio de Janeiro, onde ele visitará Petrópolis, cidade localizada na região serrana e que foi atingida por uma tempestade que já deixou mais de 100 mortos.

Título e Texto: Afonso Marangoni, revista Oeste, 17-2-2022, 20h37

Relacionados: 
Encontros macabros 
Presidente Bolsonaro participa de assinaturas de acordos com a Hungria 
Entrevista exclusiva do presidente Bolsonaro aos Pingos nos Is 
Declarações à imprensa dos presidentes Putin e Bolsonaro 
Presidente diz que conversa com Putin foi "profícua" 
Ora, direis... 
Presidente Jair Bolsonaro embarca nesta segunda-feira para a Rússia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-