quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

‘Garota de Ipanema’ se torna a música brasileira mais gravada de todos os tempos

Levantamento realizado pelo Ecad em dezembro aponta 423 gravações da icônica canção composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes, assumindo a liderança do ranking nacional que até então era de ''Aquarela do Brasil''

Raphael Fernandes

A canção brasileira mais gravada de todos os tempos é do Rio de Janeiro! A icônica ”Garota de Ipanema”, composta em 1963 pelos cariocas Tom Jobim e Vinicius de Moraes, assumiu a liderança do ranking nacional, que até então pertencia à ”Aquarela do Brasil”, de autoria de Ary Barroso.

De acordo com um levantamento realizado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) em dezembro de 2021, foram 423 gravações da música que faz menção ao famoso bairro da Zona Sul do Rio e que teve a ex-modelo Helô Pinheiro como musa inspiradora, enquanto que ”Aquarela” teve 416. Vale ressaltar que, até outubro, quando havia sido feito o então último balanço, a ordem estava invertida.

Vinicius de Moraes e Helô Pinheiro

As alternâncias nesse ranking ocorrem a partir do cadastro de novas gravações de músicas nas associações que administram o Ecad (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC). Compositores, artistas e demais titulares se filiam a uma delas e atualizam os seus cadastros com as novas composições e gravações. São esses dados que formam o banco de dados do Ecad, um dos maiores da América Latina.

Outro ponto a ser destacado é que, além de ”Garota de Ipanema”, a parceria entre Tom e Vinicius rendeu mais duas posições entre as 10 mais gravadas, com ”Eu Sei que Vou Te Amar”, em 6º lugar, e ”Chega de Saudade”, em 8º.

Confira o top-10 atualizado

1 – ”Garota de Ipanema” (Tom Jobim | Vinicius de Moraes) – 423 gravações
2 – ”Aquarela do Brasil” (Ary Barroso) – 416
3 – ”Carinhoso” (Braguinha | Pixinguinha) – 414
4 – ”Asa Branca” (Humberto Teixeira | Luiz Gonzaga) – 361
5 – ”Manhã de Carnaval” (Antônio Maria | Luiz Bonfá) – 293
6 – ”Eu Sei que Vou Te Amar” (Tom Jobim | Vinicius de Moraes) – 268
7 – ”Corcovado” (Tom Jobim) – 256
8 – ”Chega de Saudade” (Tom Jobim | Vinicius de Moraes) – 254
9 – ”Wave” (Tom Jobim) – 253
10 – ”Desafinado” (Newton Mendonça | Tom Jobim) – 241

Título e Texto: Raphael Fernandes, Diário do Rio, 17-2-2022

2 comentários:

  1. Vinicius fumando e bebendo o seu uisquinho... ó maravilha de tempo!

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que nessa listagem não apareceu a figura de Pabllo Vittar de 'feio-dental' mostrando aos seus fãs a marquinha de bronze (seu novo look mínimo) em frente a uma piscina. Euzinha, particularmente acho que ele deveria gravar 'Desafinado' do Tom Jobim.
    Carina Bratt
    Ca
    da lagoa, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-