segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Carta aos democratas do Brasil

Rodrigo Constantino

Caros democratas do Brasil, hoje preciso muito conversar com vocês. Eu vi que assinaram uma carta em defesa da democracia não faz muito tempo. Vi também que, apesar de essa carta não mencionar o presidente Bolsonaro, tudo nela servia para alertar contra um possível golpe vindo do presidente. Assinaram a carta alguns petistas também.

Aqui já identificamos a primeira grande contradição. O receio que vocês demonstram acerca de um possível ataque bolsonarista às instituições se baseiam em suposições, enquanto os petistas já deram todos os sinais de que não respeitam a democracia. Foi no governo lulista que vimos o mensalão, por exemplo, uma tentativa de comprar o Congresso para concentrar o poder num único partido.

O PT fundou ao lado do tirano Fidel Castro o Foro de SP em 1990, com o intuito de "resgatar na América Latina o que se perdeu no Leste Europeu", ou seja, o comunismo. Eles defendem até mesmo narcoguerrilhas como as FARC, que sequestram inocentes na Colômbia. Lula até hoje é companheiro de ditadores como Daniel Ortega, da Nicarágua, que persegue cristãos, ou Nicolás Maduro, da Venezuela, para quem inclusive gravou vídeo de apoio enquanto o tirano socialista prendia dissidentes políticos e jogava a milícia cubana em cima de jovens protestantes.

Meu amigo Helio Beltrão resumiu muito bem a situação: "A irracionalidade é regra nas escolhas políticas e não tem mesmo muito jeito. No tema anti-democrático: o sujeito não vota no Bolsonaro por RECEIO de que vá fazer o que nunca fez e que promete que não fará; e vota no Loola acreditando que NÃO fará o que JÁ fez e garante que FARÁ". Ou seja, a tal cartinha que assinaram, cá entre nós, não se sustenta de pé após um minuto de reflexão.

Não sei se viram, mas o mesmo PT entrou com um pedido no TSE contra 34 contas nas redes sociais, por uma suposta articulação criminosa para espalhar notícias falsas. O partido pede a censura dessas contas. Entre elas, temos a respeitada revista Oeste, deputados eleitos com centenas de milhares de votos, e também esse que vos fala. Meu crime, pelo visto, é ser antipetista - o que sou mesmo, de forma totalmente assumida e consciente. Da "quadrilha" da qual faço teoricamente parte, sequer conhecia todos os citados.

Prezados democratas tucanos, essa postura petista não desperta em vocês qualquer preocupação? Consideram isso compatível com a liberdade de expressão? Acham que o PT, se voltar à cena do crime, digo, se voltar ao poder, não vai usar o aparato estatal para perseguir e calar seus críticos? E isso é democracia? Vocês concordam com Lula quando ele diz que na Venezuela há "excesso de democracia"? A carta que assinaram, então, era para defender esta "democracia" no estilo cubano?

Sei que muitos de vocês não gostam de Bolsonaro, ou mesmo o odeiam. Mas tenho esperança de que ainda possam refletir de forma sincera para concluir que o presidente, em que pese seu jeito um tanto tosco às vezes, não atentou de fato contra a liberdade de expressão ou a nossa democracia. O mesmo não se pode dizer do PT, não é mesmo? Está em seu DNA esse autoritarismo nefasto, essa intolerância ao debate plural e civilizado. Vejam como o PT tratou Ciro Gomes por criticar Lula na campanha. Hoje os tucanos e os petistas estão sob bandeira branca, mas vocês sabem que isso não vai durar muito tempo.

Estimados democratas do Brasil, pensem bem nessas questões todas, pois com democracia não se brinca impunemente. As liberdades estão sempre a uma geração de serem perdidas, como alertou Reagan. Sei que não suportam Bolsonaro e querem se livrar dele, mas a que custo? Não basta colocar Alckmin como enfeite ao lado de Lula para transformar o petista num moderado que respeita a democracia. É como fantasiar um escorpião de filhote de gatinho: o ferrão venenoso continua lá, apesar da aparência inofensiva.

Vocês acham que vão votar em Lula e levar Meirelles e Arminio, mas esquecem de Dirceu e Boulos, além do próprio Lula. Isso é muito perigoso. E sejamos honestos aqui: não há nada, absolutamente nada nessa conduta que possa remeter a uma "defesa da democracia". Acordem enquanto há tempo!

Título e Texto: Rodrigo Constantino, Gazeta do Povo, 10-10-2022 09h:49

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-