quarta-feira, 14 de junho de 2023

Jornalista ex-Globo espalha fake news sobre audiência de videocast de Lula

Marcos Uchôa afirmou que transmissão teve 1,5 milhão de espectadores simultâneos — mas produção não chegou a 90 mil visualizações

Anderson Scardoelli

Ex-jornalista da Rede Globo de Televisão e atualmente contratado da TV Brasil, Marcos Uchôa espalhou uma fake news nesta terça-feira, 13, ao falar sobre a audiência do videocast de estreia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mais cedo, ele ancorou a primeira edição do Conversa com o Presidente.


Em entrevista ao portal UOL, Uchôa afirmou que a audiência do programa chegou à casa do milhão. “Acho que tinha 1,5 milhão de pessoas, mais ou menos, simultâneas”, disse o jornalista. Ele, porém, foi confrontado pela apresentadora Fabíola Cidral, que falou em 6 mil acessos simultâneos ao videocast. Com isso, o ex-Globo recuou. “Não fui eu que pesquisei”, confidenciou. “Eu estava ouvindo umas pessoas falarem isso. Não sei da onde que tiraram. Perdoem aí.”

Na sequência da entrevista ao UOL, Uchôa, contudo, demonstrou entusiasmo com o potencial de audiência do programa de estreia do petista na internet. “Números bons vão chegar quando as pessoas assistirem no YouTube depois”, afirmou o jornalista.

A verdadeira audiência do videocast de Lula

Os números do videocast de Lula não chegaram nem perto da audiência aguardada pelo jornalista. No YouTube, a produção registra, até às 20 horas desta terça-feira, 86,4 mil visualizações na plataforma de vídeos. Ou seja, audiência 17 vezes menor do que a inicialmente alardeada por Uchôa.

Marcos Uchôa deixou a Rede Globo de Televisão em novembro de 2021. Fora da emissora, ele esboçou lançar candidatura a deputado federal pelo PSB do Rio de Janeiro no pleito do ano passado. Dois meses antes da eleição, ele desistiu de disputar o cargo. Em março deste ano, o jornalista foi contratado pela TV Brasil, emissora pública gerida diretamente pelo governo federal — ou seja, um canal bancado pelos contribuintes.

Título e Texto: Anderson Scardoelli, Revista Oeste, 13-6-2023, 20h23 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-