Humberto Pinho da Silva
Quem não conhece a famosa caricatura de Eça, que
no início do século XX foi apelidada de: "Estatueta Célebre"?
Por certo já a viram em revistas de arte ou na
capa das obras de Eça, editadas pelos "Livros do Brasil".
Mas aposto que poucos são os que conhecem, como e
porquê, Gouveia a modelou.
A estatueta permaneceu durante semanas recoberta
por pano preto, no atelier de Francisco da Silva Gouveia, em Paris.
Qual a razão de tanto recato? Por ser a genial
caricatura do nosso embaixador, em Paris. Ridicularizar o representante de
Portugal, sendo ele Eça, não era nada fácil, para singelo plebeu, filho de
armazenista da Rua de S. João, no Porto.
Eça era muito conhecido e respeitado, figura de
destaque na literatura do nosso país, bem aparentado e amigo de gente ilustre.
Conta-se a verídica história, em duas palavras:
A embaixada de Portugal ia dar recepção, em Paris.
Foram convidados artistas lusos residentes na capital da Luz, e entre eles
Gouveia.
Desconhecendo que era recepção de gala, Gouveia
apresentou-se de rabona.
Eça, quando o viu rodeado de "senhores de
casaca", acercou-se e disse em altoe bom-tom: "Quem é este
gigante que parece ter engolido um touro e deixado os cornos de fora?" Fraseado
nada elegante para um escritor, e menos ainda para político educado. Ouve-se
gargalhada escangalhada e sussurros chocantes.
Humilhado, Gouveia regressa ao atelier, e nervosamente modela o Eça, na mesmíssima posição ridícula, quando pronunciou o chiste.
Depois, receoso, escondeu o gesso. Decorrido dias,
mostrou-o a compatriotas seus que o aconselharam a quebrar a estatueta.
Prometeu... mas não o fez.
A obra chegou ao conhecimento do Conde Paçô –
Vieira, através de Caetano Pinho da Silva, tio de Gouveia.
Depois, a nova foi conhecida pelo Conde de Sousa
Rosa. A Duquesa de Palmela, quis adquirir um exemplar, e por aí adiante, chegou
aos reais ouvidos de D. Carlos…
Esperem, ainda não acabei:
Ao visitar Dona Emília Cabral, neta do Eça, para a
entrevistar, vi pousado numa mesinha, a Célebre Estatueta. Virando-se para ela,
disse-me: "Nunca conheci o avô, mas ao perguntarmos, eu e minha
mana, à avó: Como era o avô? Apontava e dizia-nos: ‘Olhem para esta estatueta,
era tal qual assim.’"
Junto, não foto da estatueta, mas precioso desenho
(quase desconhecido,) feito pelo Gouveia.
Por ele, pode-se avaliar, perfeitamente, como é a " Estatueta Célebre".
Título, Imagem e Texto: Humberto Pinho da Silva, junho
de 2023
Quem faz a língua é o povo
Onde se fala de lares: de estudantes e idosos
Ser alguém
Ler e reler
Ser importante
Remédio caseiro eficaz
A velha casa onde nascemos
Quando havia donas de casa a tempo inteiro
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