domingo, 2 de novembro de 2025

Jogo grande e casa cheia no regresso ao Dragão

FC Porto e SC Braga medem forças a partir das 20h30


28 dias depois do clássico frente ao Benfica, o Estádio do Dragão reabre portas e volta a encher no regresso dos portistas a casa. A partir das 20h30 (Sport TV), o FC Porto recebe o SC Braga na décima jornada de um campeonato que comanda com 25 pontos, tantos como o Sporting, que disputou mais um jogo, e mais 12 do que o adversário desta noite.
 
Entre as duas primeiras datas FIFA da temporada, os comandados de Francesco Farioli venceram o CD Nacional (1-0) e empataram com o Benfica (0-0) em casa e bateram o Rio Ave (3-0) e o Arouca (4-0) fora, tendo marcado oito golos e mantido a baliza a zeros. No mesmo período, os minhotos perderam com o Gil Vicente (1-0) e com o CD Nacional (1-0) na condição de visitados e empataram com o Vitória SC (1-1) e com o Sporting (1-1) na de visitante.
 
Após a segunda paragem para os compromissos das seleções, o FC Porto eliminou o CD Celoricense (4-0) na Taça de Portugal e saiu vitorioso de Moreira de Cónegos (2-1), enquanto o SC Braga afastou o GD Bragança (1-0) da prova rainha, o Santa Clara da Taça da Liga (5-0) e goleou o Casa Pia (4-0) na Pedreira.
 
Nos 138 confrontos anteriores a contar para a Liga, os azuis e brancos venceram 94, empataram 24 e perderam 20, marcaram 279 golos e sofreram 115. Na Invicta, os bracarenses só venceram por quatro vezes: em 1948 (0-1), em 1959 (1-2), em 2005 (1-3) e em 2020 (1-2).Nos restantes 65 encontros no Porto, 57 penderam para os Dragões e oito resultaram em igualdades.
 
O jogo mais marcante entre os dois conjuntos não foi disputado em território nacional. A 18 de maio de 2011, na primeira final europeia jogada entre emblemas portugueses, o FC Porto de André Villas-Boas venceu o SC Braga de Domingos Paciência e conquistou a Liga Europa. Nesse final de tarde em Dublin, na Irlanda, Radamel Falcao foi o protagonista ao marcar o único golo do duelo decisivo (1-0).

FC Porto 

Na antevisão de “um jogo que vai exigir a melhor versão do FC Porto”, Francesco Farioli descreveu o SC Braga como “uma equipa que está numa forma muito boa, uma das equipas mais em forma” no futebol nacional e explicou que “a chave é fazer bem as coisas, com precisão, energia, comprometimento e paixão”.
 
Temos de estar preparados e competir muito”, lembrou o técnico na véspera do duelo “entre duas equipas a jogar cara a cara e que vão querer jogar no campo todo, com muitos duelos e muitas combinações” e que obrigará os Dragões a “estar preparados para competir com intensidade”.
 
Questionado sobre as últimas exibições, Francesco Farioli foi perentório: “A narrativa que anda por aí, honestamente, não é a correta. Quantos reveem os nossos jogos? Para se destruir o que fazemos, é muito fácil. Temos de ser pacientes para encontrar os momentos certos e temos de nos ajustar ao que os jogos pedem, pois exigem diferentes abordagens, mas acima de tudo temos de nos manter sempre alerta com o que temos de fazer. Estamos no caminho certo, mas sempre com coisas para melhorar.”

Luuk de Jong “já está de volta ao relvado, a readquirir a condição física, já corre quase sem dor e já começou a tocar na bola, mas não vai poder competir antes da próxima paragem internacional” e é baixa confirmada devido a lesão, tal como Nehuén Pérez.

SC Braga 

Agora treinados por Carlos Vicens - antigo adjunto de Pep Guardiola no Manchester City -, os arsenalistas viram sair Roger Fernandes - que entrou para o topo de maiores vendas da história do clube -, Simon Banza, Roberto Fernández, Matheus, Joe Mendes, Djibril Soumaré, Robson Bambu, Ismaël Gharbi e Adrián Marín em definitivo, bem como Chissumba, André Horta, Thiago Helguera e Bartlomiej Wdowik por empréstimo, mas reforçaram-se em sete mercados diferentes com jovens valores do futebol internacional como Pau Víctor (ex-Barcelona) ou Gabriel Moscardo (ex-PSG).
 
O guarda-redes Lucas Hornicek é o único totalista na Liga pelo SC Braga, que varia entre esquemas táticos com quatro ou cinco defesas e cujo onze mais utilizado integra ainda Victor Gómez, Gustaf Lagerbielke, Bright Arrey-Mbi, Leonardo Lelo, João Moutinho, Rodrigo Salazar, Gorby Baptiste, Ricardo Horta, Fran Navarro e Amine El Ouazzani.
 
O recém-chegado Leonardo Lelo é o principal destaque no capítulo das assistências no campeonato, prova em que Rodrigo Zalazar já marcou em três ocasiões - todas de grande penalidade. O capitão Ricardo Horta é, ainda assim, o atleta com mais golos por jogo e o extremo Gabri Martínez foi o que mais saiu do banco em 2025/26.

Equipa de arbitragem 

Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria, foi o juiz nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. O árbitro de 42 anos terá como assistentes Pedro Martins e Hugo Marques, sendo Gustavo Correia o quarto árbitro. O VAR será Tiago Martins, assistido por Cláudia Ribeiro.

Título, Imagem e Texto: FC Porto, 2-11-2025, 8h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-