segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Um regime de coronéis

 Rui A.
As recentes manifestações ocorridas no Brasil contra esse factotum de Lula da Silva, a «presidenta» Dilma, são reveladoras da perversão que constituem os sistemas de governo ditos presidencialistas fora dos EUA, sobretudo em países de fraca tradição democrática e institucional, como o Brasil.

Na verdade, o presidencialismo exclui a responsabilidade política do presidente, que só pode ser destituído em razão de actos pessoais que envolvam responsabilidade criminal, devidamente comprovada num processo de impeachment.

Ora, não se tendo chegado, por enquanto, aí, e tendo Dilma Roussef sido eleita sem qualquer verdadeira legitimidade democrática, mas por um sistema de coronelismo à General Tapioca (em homenagem à personagem de Hergé), de alianças promíscuas entre novos e velhos coronéis, de conluios ilegítimos em torno dos grandes interesses estatais e pela míngua da sopa dos pobres, eleitoralmente manipulada graças ao voto obrigatório, as oposições tentam a força das ruas para retirar a mulher de um sítio onde nunca a deveriam ter posto.

Qualquer que seja a saída, nunca será boa para o país, menos ainda para o regime instituído pela Constituição de 1988, que criou um falso federalismo num país de dimensão continental. O que conviria fazer quando Dilma cair, e é inevitável que caia, era reformar a Constituição e criar um verdadeiro federalismo onde, por enquanto, apenas existe um estatismo centralista disfarçado. Essa seria a única maneira de civilizar o «presidencialismo» brasileiro e evitar que ele seja pouco mais do que um regime de coronéis escondidos atrás de instituições ditas democráticas, que verdadeiramente não existem. 
Título e Texto: Rui A., Blasfémias, 16-8-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-