quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Greve dos bancários completa 30 dias e é a maior desde 2004

Clientes reclamam de dificuldades para sacar FGTS e seguro-desemprego.
No ano passado, a paralisação da categoria durou 21 dias.

Karina Trevizan


A greve dos bancários completa 30 dias nesta quarta-feira (5). É a maior paralisação da categoria desde 2004, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Até o dia anterior, a paralisação fechou 13.104 agências e 44 centros administrativos, o que representa 55% do total de agências de todo o Brasil.

O dia em que foi registrado o maior número de agências fechadas foi 27 de setembro, quando 13.449 fecharam as portas.

Historicamente, a greve mais longa da categoria foi em 1951. Durou 69 dias e resultou na criação do dia dos bancários.

Desta vez, a greve entra no seu segundo mês. Os bancos e os bancários não conseguem chegar a um acordo sobre o dissídio da categoria. Uma nova reunião de negociação foi agendada para esta quarta-feira, em São Paulo.

Os bancários pedem a reposição da inflação do período mais 5% de aumento real (totalizando 14,78% de reajuste), valorização do piso salarial - no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3.940,24 em junho) e PLR de três salários mais R$ 8.317,90.

Antes do início da greve, no dia 29 de agosto, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) propôs reajuste de 6,5%. Duas novas propostas foram apresentadas depois do início da paralisação, nos dias 9 e 28 de setembro, de reajuste de 7%. Todas foram rejeitadas pelos bancários, que decidiram manter a greve por tempo indeterminado.

Transtorno
A paralisação tem causado problemas para quem precisa fazer operações bancárias. Algumas situações não podem ser resolvidas em canais de autoatendimento e outros recursos alternativos. 
Título e Texto: Karina Trevizan, G1, em São Paulo, 5-10-2016

2 comentários:

  1. A 'presidenta' do sindicato dos bancários de São Paulo ainda é Juvandia Moreira Leite? Há alguns dias descobriu-se que 'JuVadia, (quem a trata assim é Marisa Letícia Lula da Silva) teve um envolvimento amoroso com Lula da Silva, o que só confirma uma verdade: vai gostar de mulher feia assim lá no quinto dos infernos! Recentemente, quando Lula estava bem chapado de tanta pinga, um velho amigo, dos tempos do sindicato de SBC, perguntou-lhe: 'como você consegue ter prazer com mulheres tão horrendas?' E o Beberrão de Rosemary segredou-lhe: 'na hora H eu fecho os olhos e penso na Luiza Erundina'.

    João Sebastião Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Amanhã, sexta-feira, 7 de outubro, os bancários voltam ao trabalho. COM EXCEÇÃO dos do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Não por acaso bancos estatais, quer dizer, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS! Reses de sindicatos comunistas. No Rio de Janeiro, não acredito que o PSTU (do Cyro Garcia) tenha perdido o controle.

    ResponderExcluir

Por favor, evite o anonimato! Mesmo que opte pelo botãozinho "Anônimo", escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!) isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-