sábado, 6 de setembro de 2014

Duas mentalidades

João Ferreira do Amaral
Apesar de terem à partida objectivos semelhantes, as “causas” escocesa e catalã encerram realidades tão distintas do ponto de vista geográfico, histórico, político e cultural que não faz sentido serem comparadas.


Há contudo um aspecto interessante que sobressai, muito revelador das diferenças de conceito de liberdade e de cultura democrática entre o Reino Unido e o Reino de Espanha.

Enquanto a generalidade dos britânicos - fortemente defensora da União - reconhece ao povo escocês o direito de auto-determinação, no caso dos nossos vizinhos o assunto não pode sequer ser objecto de discussão.

As razões formais de Direito aduzidas por Madrid para proibir a realização do referendo na Catalunha são um sofisma. O motivo substancial é o obstinado e histórico instinto dominador de Castela na Península Ibérica, do qual só os Portugueses se conseguiram ver livres e a muito custo.

Tudo indica que os escoceses vão livremente optar por se manter dentro da União, encerrando a questão para as próximas décadas ou mesmo séculos. Enquanto isso, a intransigência de Madrid só contribuirá para perpetuar e até recrudescer o sentimento independentista nos catalães.

A Europa tem efectivamente muitas diferenças. A começar pelas mentalidades.
Título e Texto: João Ferreira do Amaral, “31 da Armada”, 06-09-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-