quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Escócia: o Reino Unido vai ficar menor?


A Escócia (em inglês e em scots: Scotland; em gaélico escocês: Alba) é uma das nações que integram o Reino Unido. Ocupa o terço setentrional da ilha da Grã-Bretanha, limita com a Inglaterra ao sul e é banhada pelo Mar do Norte a leste, pelo Oceano Atlântico a norte e oeste e pelo Canal do Norte e pelo Mar da Irlanda a sudoeste. Ademais de parte da Grã-Bretanha, o território escocês inclui mais de 790 ilhas. O mar territorial adjacente no Atlântico Norte e no Mar do Norte contém as maiores reservas de petróleo da União Europeia. A capital Edimburgo é um dos maiores centros financeiros europeus.

No próximo dia 18 de setembro a Escócia vai às urnas dizer se quer ou não a independência do Reino Unido.


Nessa quinta-feira, cerca de 4 milhões de eleitores escoceses são chamados a responder a uma única questão: “Deve a Escócia ser um país independente?

Ser ou não ser do Reino Unido é a questão e a Escócia nunca esteve tão perto da independência.


Os dados do mais recente inquérito do YouGov, realizado após o último debate televisivo, colocam o “sim” à cisão do reino de sua majestade com 47% das intenções de voto contra 53% para o “não”, uma diferença de 6 pontos percentuais quando 8% do eleitorado ainda está indeciso.

No início de agosto, o “não” à independência tinha 22 pontos percentuais de vantagem.

Quatro milhões de eleitores com mais de 16 anos têm a palavra final no referendo que está agendado para 18 de setembro.

O resultado do referendo poderá ser muito influenciado pelo voto dos jovens. Pela primeira vez, menores, com 16 e 17 anos, podem ir às urnas e, segundo uma sondagem da Universidade de Edimburgo, 52% dos votantes mais novos estão contra a independência.

O país prepara-se para uma decisão histórica.
EuroNews, 03-09-2014


Leitura complementar:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-