sexta-feira, 6 de julho de 2018

Chumbada abolição de touradas

Projeto do PAN foi chumbado com os votos contra do PS, PSD e CDS, mas teve o voto a favor de oito socialistas e de um socialdemocrata e a abstenção de outros doze.

Sofia Rodrigues

Foto: Victor Cid
O respeito pela liberdade e pela tradição foi o principal argumento de PS, PSD, CDS e PCP para votar contra a proposta do PAN (Pessoas Animais Natureza) para abolir as touradas. O BE votou a favor (à excepção do deputado Carlos Matias) mas não deixou de criticar o projeto do PAN por não prever as consequências de uma eventual aplicação da proibição. Ao lado do BE e do PAN estiveram oito deputados do PS, entre eles, Ana Passos, Luís Graça, Diogo Leão, Tiago Barbosa Ribeiro, Rosa Albernaz e Carla Sousa. O socialdemocrata Cristóvão Norte também votou a favor.

Na bancada do PS foram ainda registadas doze abstenções, entre eles, Sónia Fertuzinhos, Paulo Trigo Pereira, Elza Pais, João Torres, Alexandre Quintanilha e Filipe Neto Brandão. No PSD só houve uma abstenção, a de José Matos Correia.

No arranque do debate, o deputado André Silva, do PAN, fez um discurso duro contra as corridas de touros. “A tauromaquia consiste na exibição da mais abjeta cobardia de que a espécie humana é capaz: o execrável divertimento com a fragilidade e com a dependência alheias”, afirmou.

O deputado condenou o argumento de que os espetáculos tauromáquicos fazem parte da herança cultural. “Da nossa herança enquanto povo faz parte a escravidão, a colonização, a Inquisição, a pena de morte, a caça à baleia ou a subjugação patriarcal das mulheres, valores e práticas que foram sendo abandonadas e perderam por completo o seu espaço, não nos merecendo hoje qualquer saudosismo”, disse, pedindo à classe política “coragem para assumir o desígnio civilizacional da não-violência”.

Maria Manuel Rola, do BE, defendeu que “os espetáculos bárbaros deixaram de ter aceitação social”. “Nos dias de hoje não é aceitável a violência sobre os animais muito menos para entretenimento humano”, afirmou. Mas a bloquista lamentou que não estejam previstas as suas consequências da sua eventual aplicação, questionando o que aconteceria aos touros que agora estão a ser criados para as touradas. A deputada lamentou ainda que o PAN não tivesse deixado arrastar para este debate a discussão de projetos de lei do seu partido sobre as touradas.

Apesar das críticas, o Bloco foi o partido que esteve mais próximo da posição do PAN. Os restantes assumiram posições mais distantes e, entre eles, só o CDS foi um pouco mais duro.  Telmo Correia, vice-presidente da bancada centrista, referiu que existe diversidade no seu próprio grupo parlamentar. “Há uns que aficionados” e outros que “não são aficionados” ou “alguns como eu que não vão a corridas há muitos anos. Mas estamos contra as proibições”, disse, criticando o projeto por “condenar esta gente toda que vive desta atividade”. Lembrando que “também há violência na caça”, o deputado gracejou, dirigindo-se ao deputado do PAN: “Teríamos todos de adoptar a sua dieta e o veganismo?”. E num recado para o Bloco de Esquerda, que já dirigiu uma câmara de um município com tradição tauromáquica, o centrista atirou: “Não somos uma coisa aqui e outra em Salvaterra de Magos”.

O PCP alinhou pelo argumento de respeito das opiniões a favor e contra as corridas de touros.

Ao querer proibir as touradas, “o PAN não admite que haja outras culturas, só admite os seus padrões culturais”, disse a deputada Ângela Moreira, sublinhando que o projeto abre um “conflito direto com comunidades inteiras”. A deputada defendeu que “o caminho é o do respeito pela identidade cultural, acompanhado de uma ação pedagógica junto dos jovens sobre o bem-estar animal”.

Heloísa Apolónia, do PEV, lembrou que as touradas “têm indubitavelmente uma raiz cultural”.

Mas, acrescentou, a característica de violência desses espetáculos já deveria ter consequências nas transmissões televisivas ao impor limite mínimo de 18 anos. “Deve ser criado um caminho para que não se fomente o espetáculo tauromáquico”, defendeu, lembrando que o PEV propôs o fim do financiamento público das touradas em 2012 mas que foi chumbado. “O caminho da pedagogia e sensibilização é o mais eficaz”, afirmou, mostrando disponibilidade para uma eventual discussão na especialidade.
Título e Texto: Sofia Rodrigues, Público, 6-7-2018

Relacionados:

5 comentários:

  1. Lembrando que os mesmos que criminalizaram o piropo e andam preocupadíssimos com a veadagem, não disse homossexualidade, vou repetir, veadagem, não estão preocupados com o sofrimento animal porque "indubitavelmente tem uma raiz cultural"!!

    ResponderExcluir
  2. Jim .Sempre aprendendo, nunca em minha vida tive escutado ou lido a palavra "piropo" ! Busquei na internet o significado , mas confesso que não estou convencido que se trata apenas de atributos físicos. Esclareça, por favor!
    Paizote

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paizote, piropo é um galanteio, elogio...

      Excluir
    2. Gostei! ...então que se descriminalize o piropo, que é saudável!

      paizote

      Excluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-