terça-feira, 4 de maio de 2021

[Livros & Leituras] A nova síndrome de Vichy


"Um profundo mal-estar assombra a Europa. De um lado, todos sabem que o continente não está mais na vanguarda de nada e que diariamente perde terreno para outras regiões do mundo, em crescimento econômico, pesquisa científica, influência e poder; sua população não é mais capaz sequer de se reproduzir; por outro lado, a Europa está enrijecida, muito por causa daqueles que estão hoje confortavelmente seguros e que temem perder suas vantagens e seus privilégios.

A União Europeia é tanto a causa quanto a resposta para esse profundo desconforto existencial. Ela responde à necessidade da França de voltar a ser uma grande potência e ao desejo da Alemanha de não ser mais alemã, além de responder à vontade de políticos fracassados e aposentados, de todos os países-membros, de se manter poderosos e influentes ad infinitum.

De fato, trata-se de um gigantesco fundo de pensão destinado a financiar políticos obsoletos, como também, por meio destes, a abastecer uma gorda burocracia. Todos sabem que essa é uma organização corrupta que obstrui o desenvolvimento da Europa, mas parece que ninguém consegue pensar em um modo de mudar a ordem do jogo.

Em A Nova Síndrome de Vichy, Theodore Dalrymple remonta o mal-estar europeu até as duas guerras mundiais do século passado, com os seus desastrosos embora compreensíveis efeitos sobre a autoconfiança dos europeus. Como resultado de seu passado recente, os europeus não acreditam mais em nada, exceto na segurança econômica, no aumento do padrão de vida, na redução da jornada de trabalho e na ampliação das férias em lugares exóticos.

Como consequência, não conseguem estar à altura dos desafios que os assaltam, seja no tocante à crescente penetração islâmica na Europa, seja em relação à crescente competitividade da economia mundial."

⭐⭐⭐⭐⭐

Anteriores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-