terça-feira, 29 de junho de 2021

Partidos anunciam vista coletiva para atrasar votação do voto auditável

Filipe Barros, relator do texto, posicionou-se favorável ao sistema já nas eleições de 2022

Afonso Marangoni

Durante a leitura do relatório que dá sinal verde à aprovação da PEC do voto auditável pela comissão especial da Câmara, partidos de esquerda pediram vista coletiva do texto, o que vai atrasar a votação. Deputados do Psol e do PSB já anteciparam a estratégia. A votação deve ser na quinta-feira 1º.

Ao ler seu parecer nesta segunda-feira, 28, o relator na comissão especial, Filipe Barros (PSL-PR) [foto], posicionou-se favorável ao voto auditável nas eleições de 2022, mas abriu caminho para que a implementação da mudança seja gradual. Aprovada no colegiado, a proposta seguirá para a análise do plenário e, se obtiver sinal verde da Câmara, irá para o Senado.

A proposta, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), exige a impressão de cédulas de papel na votação e na apuração de eleições, plebiscitos e referendos no Brasil. Pelo texto, essas cédulas poderão ser conferidas pelo eleitor e deverão ser depositadas em urnas indevassáveis de forma automática e sem contato manual, para fins de auditoria.

Título, Imagem e Texto: Afonso Marangoni, revista Oeste, 28-6-2021, 19h05

Relacionados: 
‘Sistema não é transparente, seguro e auditável’, afirma Bia Kicis sobre urnas eletrônicas 
Relator da PEC do voto auditável fala a ‘Oeste’; assista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-