sexta-feira, 18 de junho de 2021

Administrador da Nasa celebra acordo com Brasil em vídeo

País é o primeiro a assinar os Acordos de Ártemis na América do Sul

Raquel Hoshino

Bill Nelson, o administrador da Nasa, a agência espacial norte-americana, celebrou em um vídeo a assinatura dos Acordos de Ártemis com o Brasil, ocorrido nesta terça-feira 15. Segundo um comunicado da Nasa, o ato afirma o compromisso do país em garantir uma exploração espacial sustentável, que adere a um conjunto comum de princípios que beneficiam toda a humanidade.

Jair Bolsonaro e Marcos Pontes, foto: Marcos Corrêa/PR

No vídeo, endereçado ao presidente da República Jair Bolsonaro, e aos ministros Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações) e Carlos Alberto França (Relações Exteriores), Bill Nelson afirma que a decisão do Brasil “de juntar-se à comunidade das nações comprometida com a exploração do espaço de forma pacífica, segura e transparente, demonstra a liderança do Brasil no cenário internacional”.

Assista ao vídeo:

ACORDOS DE ÁRTEMIS

Os Acordos de Ártemis, estabelecidos em 2020 pela Nasa e pelo Departamento de Estado dos EUA, reforçam e implementam o Tratado de Princípios que Regem as Atividades dos Estados na Exploração e Uso do Espaço Exterior, incluindo a Lua e Outros Corpos Celestes, de 1967, também conhecido como Tratado do Espaço Exterior. Eles também reforçam o compromisso dos Estados Unidos e das nações parceiras com a Convenção de Registro, o Acordo sobre o Resgate de Astronautas e outras normas de comportamento que a Nasa e seus parceiros têm apoiado, incluindo a divulgação pública de dados científicos.

O Brasil é o primeiro signatário dos Acordos de Artemis na América do Sul.

Título e Texto:  Raquel Hoshino, revista Oeste, 17-6-2021, 21h15

Relacionado: 
“Bolsonaro assina acordo com a Nasa para levar primeira mulher à Lua”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-