domingo, 13 de junho de 2021

UE não recomenda vacina da AstraZeneca para pessoas com mais de 60 anos

Vários membros do bloco europeu restringiram o uso do imunizante contra a covid-19 em idosos

Edilson Salgueiro

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou neste domingo, 13, que os países evitem o uso da vacina contra a covid-19 da Oxford/AstraZeneca em pessoas com mais de 60 anos. De acordo com o órgão regulador de drogas da União Europeia (UE), o imunizante produzido pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca é seguro e pode ser usado em pessoas de faixas etárias acima de 18 anos. No entanto, vários membros da UE restringiram sua utilização para indivíduos na faixa etária de 50 a 65 anos, devido a casos de coagulação do sangue.

Foto: Sergio Perez/Reuters

“Em contexto de pandemia, nossa posição é que a relação custo-benefício continua favorável para todas as faixas etárias”, disse o chefe da força-tarefa da covid-19, Marco Cavaleri, ao jornal italiano La Stampa. Contudo, conforme argumenta o especialista, devido à redução do número de casos da doença, seria melhor usar vacinas baseadas na tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) — como são, aliás, os imunizantes da Moderna e Pfizer-BioNTech.

Questionado se as autoridades de saúde deveriam evitar o uso da vacina da Oxford/AstraZeneca em pessoas com mais de 60 anos, Cavaleri respondeu de maneira afirmativa. “Sim. Muitos países, como França e Alemanha, estão considerando isso.”

Título e Texto: Edilson Salgueiro, revista Oeste, 13-6-2021, 14h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-